Os Parâmetros Curriculares
Nacionais de História, para o 1º e 2º Ciclos, destacam a importância de
conhecer as características dos grupos sociais de seu convívio diário, para que
ampliem estudos sobre o viver de outros grupos da sua localidade presente,
identificando as semelhanças e as diferenças existentes entre os grupos sociais
e seus costumes.
Já os Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental (1998), em suas séries iniciais valoriza o
estudo da localidade: “A preocupação com os estudos de história local é a de
que os alunos ampliem a capacidade de observar o seu entorno para compreensão
de relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo e reconheçam a
presença de outros tempos no seu dia-a-dia” (pág.40).
Este trabalho com temas como gênero, direitos humanos, meio ambientes e
história local e regional no ensino de História, evidencia possibilidades e
desafios como também propõe a sensibilização de professores e alunos no
processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, demonstra ser fundamental que o
ensino de História incorpore em seu conteúdo metodologias que possam inserir em
sala de aula o cotidiano dos alunos sobre a importância desses temas na
valorização da memória e na construção indentitária do aluno. Parabéns,
professora Cristiane! Parabéns alunos do 5º semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário