quinta-feira, 26 de maio de 2016

Novos temas no Ensino de História: Desafios e Possibilidades



Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, para o 1º e 2º Ciclos, destacam a importância de conhecer as características dos grupos sociais de seu convívio diário, para que ampliem estudos sobre o viver de outros grupos da sua localidade presente, identificando as semelhanças e as diferenças existentes entre os grupos sociais e seus costumes.
Já os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998), em suas séries iniciais valoriza o estudo da localidade: “A preocupação com os estudos de história local é a de que os alunos ampliem a capacidade de observar o seu entorno para compreensão de relações sociais e econômicas existentes no seu próprio tempo e reconheçam a presença de outros tempos no seu dia-a-dia” (pág.40).
Este trabalho com temas como gênero, direitos humanos, meio ambientes e história local e regional no ensino de História, evidencia possibilidades e desafios como também propõe a sensibilização de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, demonstra ser fundamental que o ensino de História incorpore em seu conteúdo metodologias que possam inserir em sala de aula o cotidiano dos alunos sobre a importância desses temas na valorização da memória e na construção indentitária do aluno. Parabéns, professora Cristiane! Parabéns alunos do 5º semestre.


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