domingo, 22 de maio de 2016

Zika Zero - Mobilização da Educação

Daiane Vieira Mascarenhas- Diretora Vigilância a Saúde

O Ministério da Educação (MEC) quer mobilizar estudantes, professores e servidores da educação para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da Zika, dengue e da febre chikungunya. Segundo o ministério, a educação é uma poderosa arma para combater o mosquito.
Pacto da Educação Brasileira contra o Zika
O Pacto foi constituído a partir do reconhecimento o Brasil e o mundo estão diante de uma grave emergência em saúde pública provocada pelo aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti e também das doenças transmitidas por esse vetor: a dengue, a febre Chikungunya e a Zika; E considerando ainda a dimensão, capilaridade e capacidade de mobilização das comunidades escolares e educacionais em todo o território brasileiro para o controle à proliferação do Aedes aegypti;
Segundo o termo do pacto - a Educação, dentro do “Plano de Ação do MEC para o Enfrentamento ao Aedes aegypti” e do “Plano Nacional para o Enfrentamento à Microcefalia”, deve ter a escola de educação básica como núcleo de mobilização territorial e social para combate ao vetor, em especial seus criadouros, e orientação à população de modo geral, com intermédio da comunidade escolar.

Visando ampliar o conhecimento sobre este tema, atual e de suma importância para a atuação dos nossos alunos, durante as Oficinas Pedagógicas e Estágio Supervisionado, incluímos na Programação da V Semana Acadêmica da Facemp, no dia 19/05, uma palestra com Daiane Vieira Mascarenhas, diretora da Vigilância a Saúde que apresentou aos alunos do curso de Pedagogia, o Plano de Enfrentamento contra a Dengue, Chikungunya e Zica vírus em Santo Antônio de Jesus. Daiane também abordou sobre as diferença entre dengue, chikungunya e zika e algumas curiosidades sobre este mosquito transmissor. Foi um momento rico e significativo para a formação dos nossos alunos. Agradecemos a Daiane e a Secretaria de Saúde pelo apoio e disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário