Este curso destina-se à
formação de professores para exercer com ética e compromisso, atividades
docentes na Educação Infantil, na Educação de Jovens e Adultos e nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental em áreas nas quais sejam previstos conhecimentos
pedagógicos, com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária.
O novo perfil de atuação do pedagogo está ancorado
nas diretrizes traçadas pelos Referenciais Curriculares Nacionais
dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura de abril de 2010, que estabelece que o Licenciado em Pedagogia ou Pedagogo
é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais
relativos à Educação Básica. Sua atribuição central é a docência na Educação
Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que requer sólidos
conhecimentos sobre os fundamentos da Educação, sobre seu desenvolvimento
histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para
transposição do conhecimento pedagógico em saber escolar. Além de trabalhar
diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais
didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes
virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação
Básica, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo
desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia
intelectual e de seu pensamento crítico.
O curso deve servir para
o educando, como instrumento para uma ação crítica-reflexiva sobre a realidade
em que está inserido, proporcionando ao corpo docente e discente a oportunidade
de refletir a problemática educacional, atendendo às necessidades local e
regional.
Em
consonância com a Resolução CNE/CP 1/2006, Art. 8º, a integralização de estudos
será efetivada por meio de:
I - disciplinas, seminários e atividades de natureza
predominantemente teórica que farão a introdução e o aprofundamento de estudos,
entre outros, sobre teorias educacionais, situando processos de aprender e
ensinar historicamente e em diferentes realidades socioculturais e
institucionais que proporcionem fundamentos para a prática pedagógica, a
orientação e apoio a estudantes, gestão e avaliação de projetos educacionais,
de instituições e de políticas públicas de Educação;
II - práticas de docência e gestão educacional que
ensejem aos licenciandos a observação e acompanhamento, a participação no
planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de
projetos pedagógicos, tanto em escolas como em outros ambientes educativos;
III - atividades complementares envolvendo o
planejamento e o desenvolvimento progressivo do Trabalho de Curso, atividades
de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por
membro do corpo docente da instituição de educação superior decorrentes ou
articuladas às disciplinas, áreas de conhecimentos, seminários, eventos
científico - culturais, estudos curriculares, de modo a propiciar vivências em
algumas modalidades e experiências, entre outras, e opcionalmente, a educação
de pessoas com necessidades especiais, a educação do campo, a educação
indígena, a educação em remanescentes de quilombos, em organizações não governamentais,
escolares e não escolares públicas e privadas;
IV - estágio curricular a ser realizado, ao longo do
curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício
profissional, em ambientes escolares e não escolares que ampliem e fortaleçam
atitudes éticas, conhecimentos e competências:
a) na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, prioritariamente;
b)
nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
c) na Educação Profissional na área de serviços e de
apoio escolar;
d) na Educação de Jovens e Adultos;
e)
na participação em atividades da gestão de processos educativos, no
planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de
atividades e projetos educativos;
f) em reuniões de formação pedagógica.
A organização da
matriz Curricular, atendendo aos pressupostos destes núcleos, garantirá a
formação do Pedagogo, perfazendo um total de 3.212 horas.
Veja o nosso Fluxograma:
1°
SEM.
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2°
SEM.
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3°
SEM.
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4°
SEM.
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5°
SEM.
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6°
SEM.
|
7°
SEM.
|
8°
SEM.
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Filosofia
da Educação
72h
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Política
e
Legislação Educacional Brasileira
72h
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Fundamentos
e Metodologia da Educação Infantil
72h
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Fundamentos
e Metodologia da Língua Portuguesa
72h
|
Educação
Especial e Inclusiva
72h
|
Língua
Brasileira de Sinais- Libras
I72h
|
Avaliação
Educacional e de Ensino
72h
|
Estatística
aplicada à Educação
72h
|
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Sociologia
da Educação
72h
|
Língua
Portuguesa e Literatura Infanto- Juvenil
72h
|
Psicologia
da Educação II
72h
|
Didática
I
72h
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Fundamentos
e Metodologia do Ensino da História
72h
|
Fundamentos
e Metodologia do Ensino da Matemática
72h
|
Educação
no campo e em espaços não formais
72h
|
História
da Cultura Afro-brasileira e Indígena
72h
|
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História
da Educação
72h
|
Psicologia
da Educação I
72h
|
Fundamentos
e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
72
h
|
Fundamentos
Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
72
h
|
Didática
II
72
h
|
Planejamento,
Currículo e Educação
72h
|
Gestão Escolar e
Organização
do Trabalho Pedagógico 72h
|
Tecnologia
da Informação e Comunicação nos processos educativos
72h
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Leitura
e Produção de texto
72h
|
Metodologia
da Pesquisa em Ciências da Educação
72h
|
História
Social
da
Infância
72h
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Fundamentos
e Metodologia do Ensino de Arte e Movimento Corporal
72h
|
.
Fundamentos
e Metodologia do Ensino da Geografia
72h
|
Fundamentos
e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
72
h
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Pesquisa
e Prática IV
72h
|
Pesquisa
e Prática
V
|
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Antropologia
e Educação
72h
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Pesquisa
e Prática I
72h
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Pesquisa
e Prática II
|
Pesquisa
e Prática III
72h
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Estágio
Supervisionado na Educação Infantil
100h
|
Estágio
Supervisionado na Educação Básica e EJA
100h
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Estágio
Supervisionado na Educação- Gestão Escolar e Espaços não formais.
100h
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Tópicos
avançados em Educação
100h
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Seminário de Integração Curricular
30 h
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Seminário de Integração
Curricular II
30 h
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Seminário de Integração
Curricular III
30h
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Seminário de Integração Curricular IV
30h
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Total: 360 h
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Total:
390 h
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Total:
360 h
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Total:
390 h
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Total:388 h
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Total:418 h
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Total:388 h
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Total 418 h
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Atividade de aprofundamento teórico -prático
100 h
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Total Geral
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3.212
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