Proposta Pedagógica



Este curso destina-se à formação de professores para exercer com ética e compromisso, atividades docentes na Educação Infantil, na Educação de Jovens e Adultos e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária.
O novo perfil de atuação do pedagogo está ancorado nas diretrizes traçadas pelos Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura de abril de 2010, que estabelece que o Licenciado em Pedagogia ou Pedagogo é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Básica. Sua atribuição central é a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento pedagógico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Básica, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
O curso deve servir para o educando, como instrumento para uma ação crítica-reflexiva sobre a realidade em que está inserido, proporcionando ao corpo docente e discente a oportunidade de refletir a problemática educacional, atendendo às necessidades local e regional. 

Em consonância com a Resolução CNE/CP 1/2006, Art. 8º, a integralização de estudos será efetivada por meio de:
I - disciplinas, seminários e atividades de natureza predominantemente teórica que farão a introdução e o aprofundamento de estudos, entre outros, sobre teorias educacionais, situando processos de aprender e ensinar historicamente e em diferentes realidades socioculturais e institucionais que proporcionem fundamentos para a prática pedagógica, a orientação e apoio a estudantes, gestão e avaliação de projetos educacionais, de instituições e de políticas públicas de Educação;
II - práticas de docência e gestão educacional que ensejem aos licenciandos a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de projetos pedagógicos, tanto em escolas como em outros ambientes educativos;
III - atividades complementares envolvendo o planejamento e o desenvolvimento progressivo do Trabalho de Curso, atividades de monitoria, de iniciação científica e de extensão, diretamente orientadas por membro do corpo docente da instituição de educação superior decorrentes ou articuladas às disciplinas, áreas de conhecimentos, seminários, eventos científico - culturais, estudos curriculares, de modo a propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, entre outras, e opcionalmente, a educação de pessoas com necessidades especiais, a educação do campo, a educação indígena, a educação em remanescentes de quilombos, em organizações não governamentais, escolares e não escolares públicas e privadas;
IV - estágio curricular a ser realizado, ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não escolares que ampliem e fortaleçam atitudes éticas, conhecimentos e competências:
a) na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, prioritariamente;
b) nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
c) na Educação Profissional na área de serviços e de apoio escolar;
d) na Educação de Jovens e Adultos;
e) na participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos;
f) em reuniões de formação pedagógica.

A organização da matriz Curricular, atendendo aos pressupostos destes núcleos, garantirá a formação do Pedagogo, perfazendo um total de 3.212 horas.

Veja o nosso Fluxograma:

1° SEM.

2° SEM.

3° SEM.

4° SEM.

5° SEM.

6° SEM.

7° SEM.

8° SEM.
Filosofia da Educação
72h

Política e Legislação  Educacional Brasileira
72h

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
72h

Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
72h

Educação Especial e Inclusiva
72h


Língua Brasileira de Sinais- Libras
I72h


Avaliação Educacional e de Ensino
72h

Estatística aplicada à Educação
72h















Sociologia da Educação
72h

Língua Portuguesa e Literatura Infanto- Juvenil
72h

Psicologia da Educação II
72h

Didática I
72h

Fundamentos e Metodologia do Ensino da História
72h

Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática
72h


Educação no campo e  em espaços não formais
72h


História da Cultura Afro-brasileira e Indígena
72h















História da Educação
72h

Psicologia da Educação I
72h



Fundamentos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais
72 h

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
72 h

Didática II
72 h

Planejamento, Currículo e Educação
72h

 Gestão Escolar e
Organização do Trabalho Pedagógico 72h

Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos educativos
72h















Leitura e Produção de texto 
72h

Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação
72h

História
Social da
Infância

72h

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte e Movimento Corporal
72h

.
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia
72h

Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
72 h

Pesquisa e  Prática IV
72h

Pesquisa e Prática
V















Antropologia e Educação
72h

Pesquisa e Prática I
72h



Pesquisa e Prática II



Pesquisa e Prática III
72h

Estágio Supervisionado na Educação Infantil
100h

Estágio Supervisionado na Educação Básica e EJA
100h

Estágio Supervisionado na Educação- Gestão Escolar e Espaços não formais.
100h


Tópicos avançados em Educação
100h


















 Seminário de Integração Curricular
30 h







Seminário de Integração Curricular II
30 h



Seminário de Integração Curricular III

30h



Seminário de Integração Curricular IV
 30h

Total: 360 h

Total: 390 h

Total: 360 h

Total: 390 h

Total:388 h

Total:418 h

Total:388 h

Total 418 h
Atividade de aprofundamento teórico  -prático
100 h
Total Geral













3.212
 
 

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