SEMANA
ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR
TEMA: QUALIDADE DE VIDA NA SOCIEDADE DE CONSUMO
TEMA: QUALIDADE DE VIDA NA SOCIEDADE DE CONSUMO
1º Semestre - Livro A história das coisas
2º semestre - Curta A ilha das flores
4º semestre - Baú Pedagógico
5º semestre - Seminário de Estágio
7º semestre - Seminário de Estágio
8º semestre - Exposição A cor da cultura
8º semestre - Exposição A cor da cultura
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ACADÊMICA DO
CURSO DE PEDAGOGIA 2018.1
Tema: VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Dia 15/05
PALESTRA EM PARCERIA COM O SEBRAE
Local: COOPEDUCAR
Dia 16/05
OFICINA E MINICURSOS
Organização: 3º semestre - PEDAGOGIA EM CENA
Trabalho a partir do filme Como estrela na terra toda criança é especial
Participação do 1º - semestre
Organização: 8º semestre – Mesa Temática
O RETRATO DO ENSINO DA CULTURA
AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Convidados: Alunos do 5º e do 7º semestres.
Local: NISSA
Dia 17/05
APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR – PI
1º semestre - Livro: Que raio de professora sou eu
4º semestre - Exposição
do Baú
Local: COOPEDUCAR
Projeto
Interdisciplinar de Pedagogia – PI 2017.2
Escala de orientação\responsabilidade
2º Semestre
Espaço
poemas - Apresentação
3º
semestre
Cantinho
Pedagógico
Exposição e apresentação de brinquedos,
jogos e brincadeiras
4º
semestre –
6º
semestre –Seminário de Estágio
7º
semestre –Seminário de Estágio
8º
semestre – Oficina ENADE
Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia - 2017.1
1º Semestre
Exibição de curta
metragem- Imagens do RECÔNCAVO
EXPOSIÇÃO NA ÁREA
CENTRAL
2º
Semestre
Literatura de Cordel a
partir da cultura do recôncavo
3º
semestre
Resgate das cantigas,
jogos, brincadeiras e receitas da vovó.
5º
semestre – Seminário de Estágio
6º
semestre – Seminário de Estágio
7º
semestre – Seminário de Estágio
8º
semestre – Mostra Cultural
Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia - 2016.1
Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia - 2015.2
Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia - 2015.1
I semestre - Professora Sim tia Não
Para
Freire, a prática de chamar a professora de tia esconde armadilha
ideológica nada inocente. Para a professora, é uma forma de adocicar
sua vida profissional; já as crianças correm o risco de confundir a
distinção entre sua casa e a escola, entre um trabalho pedagógico
competente, estimulante e solidário e as relações familiares, que são
de outra natureza.
II semestre - Uma professora quase maluquinha
Depois de estudar na capital, a jovem Cate, 18 anos, volta a sua cidadezinha no interior de Minas Gerais, para dar aulas na escola primária. Entusiasmada, livre e comunicativa, ela conquista os alunos no ato, mas seu comportamento de vanguarda não agrada às professoras conservadoras da década de 40.
Depois de estudar na capital, a jovem Cate, 18 anos, volta a sua cidadezinha no interior de Minas Gerais, para dar aulas na escola primária. Entusiasmada, livre e comunicativa, ela conquista os alunos no ato, mas seu comportamento de vanguarda não agrada às professoras conservadoras da década de 40.
As aulas da Professora Maluquinha são uma aventura feliz, uma
contínua brincadeira. A cada dia ela traz ideias novas. Toda aula começa
com uma frase diferente no quadro e um prêmio para quem a ler mais
depressa. Depois, Cate inventa a máquina de ler: uma bobina de papel de
embrulho de loja
com uma manivela. Ela gira o rolo e as crianças leem os versos que
surgem. De outra vez, leva a turma para assistir ao filme Cleópatra no cinema . E assim seus alunos conhecem a História universal, decoram tabuada com música e leem cada vez mais depressa.
Ao mesmo tempo em que descobrem o prazer de aprender, os amigos da
escola também têm as primeiras aulas sobre amor, amizade e liberdade. E a
professorinha não conquista só os alunos: os rapazes mais bonitos da
cidade caem de amores por ela. O professor de Geografia Mário, o
romântico Pedro Poeta, o boêmio Carlito e o galã Rodolfo Valentino se
revezam nas tentativas de conquistar a moça.
Criada por Tia Cida e sobrinha do Monsenhor Aristides, Cate cresceu
junto com o afilhado do tio, Beto, que se tornou padre e volta à cidade
depois de ter estudado fora. Padre Beto é quem supervisiona a escola e
repreende a moça a cada queixa das outras professoras. Os namoricos de
Cate o deixam mordido de ciúme, mas ele não admite. Conta tudo ao
Monsenhor, que tem a maior paciência com as maluquices de sua protegida.
No fim do ano, Cate propõe uma revolução: seus alunos não precisam
fazer a prova final, porque ela garante que eles aprenderam muito além
do que está nos livros didáticos. Mas sua maior ousadia ainda estava por
vir, passar por cima de qualquer barreira em nome do amor.
III semestre -Jogo, brinquedo e brincadeira e a educação
III semestre -Jogo, brinquedo e brincadeira e a educação
O livro JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA e a educação mostra como o brincar
surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à
educação, assumido diversos significados como recreação, excesso de
energia, atividade
inútil, expressão de qualidades espontâneas, recriação. Entretanto,
psicólogos, antropólogos, sociólogos e linguistas contemporâneos criaram
referenciais teóricos para explicitar o brincar como uma ação
metafórica, que contribui para o desenvolvimento integral da criança
e propicia a construção do conhecimento. Por tais razões, o brincar passa
a fazer parte de programas de formação de professores. São tais
dimensões que podem ser analisadas nesta obra.
IV semestre - Projeto Baú LúdicoV semestre - Seminário de Estágio Supervisionado
Livros do Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia - 2014.2
Professora Sim tia Não
Sinopse:Para Freire, a prática de chamar a professora de tia esconde armadilha ideológica nada inocente. Para a professora, é uma forma de adocicar sua vida profissional; já as crianças correm o risco de confundir a distinção entre sua casa e a escola, entre um trabalho pedagógico competente, estimulante e solidário e as relações familiares, que são de outra natureza.
Se você finge que ensina eu finjo que aprendo
Sinopse: O livro, elaborado em forma de crônica, facilita a professores e alunos a compreensão e o debate de problemas relativos à educação. A escola brasileira, com seus progressos e retrocessos, com seus aspectos políticos, familiares, sociais, pedagógicos, etc., são estimulados pelo autor a serem postos em debate democrático, principalmente com alunos e educadores.
A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
Sinopse: Escola da Ponte: um único espaço partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciando o fim de uma disciplina e o início de outra. A lição social: todos partilhados de uma mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo: para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras. A vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa...
Se você finge que ensina eu finjo que aprendo
Sinopse: O livro, elaborado em forma de crônica, facilita a professores e alunos a compreensão e o debate de problemas relativos à educação. A escola brasileira, com seus progressos e retrocessos, com seus aspectos políticos, familiares, sociais, pedagógicos, etc., são estimulados pelo autor a serem postos em debate democrático, principalmente com alunos e educadores.
A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir
Sinopse: Escola da Ponte: um único espaço partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciando o fim de uma disciplina e o início de outra. A lição social: todos partilhados de uma mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo: para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras. A vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa...
Livros do Projeto Interdisciplinar do Curso de Pedagogia da Facemp
Sinopse:
Para
Freire, a prática de chamar a professora de tia esconde armadilha
ideológica nada
inocente. Para a professora, é uma forma de adocicar sua vida
profissional; já as crianças correm o risco de confundir a distinção
entre sua casa e a escola, entre um trabalho pedagógico competente,
estimulante e solidário e as relações familiares, que são de outra
natureza.
Esse livro é uma reflexão do autor sobre aquilo que ele acredita ser o
principal assunto a ser pensado e discutido em educação: a relação entre
a vida, a felicidade e a própria educação considerada na interação
professor-aluno-disciplina.
Sinopse:
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire é um livro
de poucas páginas, mas de uma densidade de idéias pouco vista em qualquer
outra de suas obras. Este seu poder de síntese demonstra sua maturidade,
lucidez e vontade de, com simplicidade, abordar algumas das questões
fundamentais para a formação dos educadores(as), de forma objetiva.
APRESENTAÇÃO
A interdisciplinaridade
é uma abordagem que conduz a uma ordenação específica do processo
ensino-aprendizagem, que proporciona ao aluno uma
aprendizagem simultânea dos saberes comuns a cada disciplina.
O trabalho
Interdisciplinar apresenta-se como uma proposta que realiza a inter-relação das
disciplinas do período acadêmico. (1º. ao 8º Semestre) e se configura como
Projeto Intedisciplinar – PI que será realizado aos sábados através de encontros,
que serão utilizados para orientação dos alunos em relação ao planejamento da
ação interdisciplinar, constituição dos grupos de trabalho, planejamento das
etapas do trabalho, pesquisa bibliográfica, forma de produção de registros,
estratégias adequadas de apresentação e também de avaliação dos resultados.
O PI deverá ser
acompanhado e orientado pelos professores do semestre, pois ele consiste no
estudo de um tema, com desenvolvimento de ações propostas pelo grupo de
professores do semestre, com a participação de todos os envolvidos no processo
(professores e alunos).
CONCEPÇÃO DO PI DE PEDAGOGIA
A Faculdade de
Ciências Empresariais – Facemp para garantir sua missão de:
Contribuir para a formação integral do homem, possibilitando, através da postura ética, crítica, competência e patrimônio intelectual desenvolvidos, a sua atuação nos diversos segmentos do mercado, de forma crítica e determinante para o desenvolvimento da região na qual está inserido.(PDI 2013-2014),
adota
como eixo estrutural da sua prática educativa as quatro aprendizagens
fundamentais, recomendadas pelo relatório da UNESCO através da Comissão
Internacional sobre Educação para o século XXI:
“Aprender a conhecer” - caracterizado
pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento com a finalidade
precípua de descobrir, compreender e fazer ciência;
“Aprender a fazer” - entendendo-se que,
embora indissociável do “aprender a conhecer”, o “aprender a fazer” refere-se
diretamente à formação profissional, na medida em que se trata de orientar o
acadêmico a por em prática os seus conhecimentos, adaptando a educação à
configuração do trabalho na sociedade atual;
“Aprender a viver juntos” - sendo o
homem um ser de relações, constitui-se num grande desafio para a educação,
tendo em vista que trata de ajudar os alunos no processo de aprendizagem para a
participação, a cooperação e, sobretudo, para a busca coletiva de soluções para
os problemas contemporâneos. Isto implica no desenvolvimento de competências
inter e intrapessoal;
“Aprender a ser” - integra as três
aprendizagens anteriores e caracteriza-se pela elaboração de pensamentos
autônomos e críticos que contribuam na formulação própria de juízos de valor,
formando assim um cidadão e profissional decidido e preparado para agir nas
diferentes circunstâncias da vida. Abrange a relação do homem consigo mesmo, o
reconhecimento dos seus limites e o controle de suas emoções, favorecendo,
portanto, o autoconhecimento humano.
Para
concretizar sua política de formação, tem como filosofia a: “Promoção de ensino
de qualidade através da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que
considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação
humana e profissional”.
Tomando
como base essa filosofia, o curso de Pedagogia elabora o Projeto Pedagógico do
Curso Projeto- PPC e Projeto Integrador – PI baseados em um conjunto de
princípios que configuram sua identidade e expressam sua missão.
O PROJETO INTERDISCIPLINAR
-PI
O Projeto Interdisciplinar da
Faculdade de Ciências Empresariais – Facemp busca oportunizar aos alunos a
vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula através da produção
intelectual e da elaboração de material teórico/prático, utilizado-as como
fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das
disciplinas cursadas em cada semestre, procurando resultar na sedimentação do saber.
Outro objetivo pleiteado é o de possibilitar aos alunos exercitar a prática
profissional, ainda como acadêmicos, interligada ao suporte teórico, assim como
produzir conhecimento através da vivência do saber fazer, oferecendo aos mesmos
a oportunidade de desenvolvimento de hábitos e processos de trabalho em equipe,
onde os integrantes desempenham suas funções de forma colaborativa, valorizando
a integração de vocações complementares, tais como: o gerenciamento de equipes,
a gestão do tempo, o planejamento e a visão geral do processo produtivo grupal;
constituindo-se este aspecto no saber ser.
O Projeto Interdisciplinarr
acontecerá no curso de Licenciatura em Pedagogia da Facemp, do 1º ao 8º
semestre, sendo que, em cada semestre subsequente busca-se a incorporação dos
estudos realizados nos períodos anteriores na solução das questões propostas.
Nos dois semestres
finais do curso, obedecendo a pré-requisitos próprios, o Projeto Interdisciplinar
(P.I.) tomará forma de orientação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso com
regulamentação própria.
Durante dois anos – 1º,
2º, 3º e 4º semestres, as pesquisas ocorrem objetivando a formação dos
acadêmicos, pois nestes períodos os alunos estão ingressando na realidade
acadêmica e precisam ser incentivados ao hábito da leitura, orientados em
interpretações de textos e estimulados à realização de pesquisas.
A partir terceiro ano
do curso – 5º e 6º semestres o enfoque do P.I. será para a relação entre teoria
e prática.
Nos dois semestres
finais do curso, obedecendo a pré-requisitos próprios, o Projeto Interdisciplinar
(P.I.) tomará forma de orientação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso com
regulamentação própria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário