quinta-feira, 26 de maio de 2016

Uma articulação necessária: a avaliação da escola e a avaliação da gestão educacional


A qualidade da escola é avaliada com base em um conjunto de dimensões: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, ambiente físico-escolar e acesso e permanência dos alunos na escola.
Para avaliar os alunos do 7º semestre, nas disciplinas Avaliação Educacional e de Ensino e  (Professora Anelita)  Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico ( Professora Rita ), está sendo realizada uma atividade interdisciplinar, Audiência Pública que teve início no dia 24/05.  A plenária final acontecerá no dia 06 de junho.
É uma metodologia que tem, como objetivo principal, mobilizar a comunidade escolar em torno de ações voltadas para a busca da educação de qualidade para todos. Os Indicadores permitem uma ampla avaliação da escola, identificando pontos fortes e fracos. Um conjunto de perguntas e respostas revela o que vai bem e o que precisa ser melhorado.
Para realização da atividade foi criada uma escola fictícia, constituídas  equipes para organizar o processo, planejar a mobilização da comunidade, providenciar os materiais necessários e preparar as reuniões dos grupos, a plenária final e também as atividades relativas ao planejamento.
Foram escolhidas duas dimensões:
DIMENSÃO 1: AMBIENTE EDUCATIVO
A escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. Nela, os indivíduos se socializam, brincam e experimentam a convivência com a diversidade humana. No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, a negociação, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.
DIMENSÃO 4: GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo–benefício e a transparência (capacidade de deixar claro para a comunidade como são usados os recursos da escola, inclusive os financeiros).

Um comentário:

  1. Um excelente trabalho. Nós arrebentamos com a dupla de professoras: Anelita e Rita. Dezzzz!!!!

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