quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Alunos do curso de Pedagogia apresentam trabalhos na X Semana Acadêmica da Facemp







Na Semana Acadêmica que tem como tema “Qualidade de vida na sociedade do consumo”, o primeiro semestre do curso de Pedagogia apresentou um trabalho de conscientização a partir do livro A história das coisas de Annie Lenord, no formato de exposição de stands. Esta obra contribuiu para refletirmos o consumo de forma contextualizada e inerente ao sistema capitalista que persistentemente nos impulsiona para consumir de forma desenfreada como garantia de felicidade e realização. O trabalho partiu do contra discurso e possibilitou análise sobre o destino das coisas e as conexões entre diversos problemas ambientais como um alerta para a urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
Os alunos do segundo semestre, a partir do estudo do documentário Ilha das Flores, uma produção de Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart, que faz uma crítica ao modo como a economia gera desigualdades entre os seres humanos, fizeram exposição das reflexões suscitadas sobre temas como consumismo, sustentabilidade, a geração de riqueza, exclusão social.
O atual modo de produção e consumo baseado nos moldes do sistema capitalista gera o consumismo exagerado, além da imensa desigualdade social. Esta mensagem ficou clara nas apresentações dos alunos.
Esta segunda noite teve um toque especial, os alunos do oitavo semestre atuaram como Repórteres por um dia, uma ação da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação nos Processos Educativos.

Fonte: Blog do Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário