terça-feira, 6 de novembro de 2018

Estudo da Primeira Versão do Currículo Bahia



Teve início hoje, no curso de Pedagogia da FACEMP,  o Seminário de Estudo da Primeira Versão do Currículo Referencial para o Estado da Bahia com o objetivo de apresentar a Primeira Versão do Currículo Referencial para o Estado da Bahia. A intenção é mobilizar, incentivar e orientar os alunos do curso de Pedagogia da FACEMP para contribuirem na construção do currículo referencial para o Estado, por meio da consulta pública, no período que vai até 13 de novembro do corrente ano, na expectativa de um documento que respeite a diversidade e especificidades do território baiano, os direitos de aprendizagens e desenvolvimentos dos estudantes, sejam eles das redes de ensino estadual, municipal ou privada e atenda as especificidades de cada etapa de ensino e suas modalidades.
Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, os Estados e o Distrito Federal começaram a (re) elaboração dos seus currículos visando a garantir as aprendizagens essenciais que todos(as) os(as) estudantes devem desenvolver ano a ano.
O Currículo Bahia está sendo elaborado em Regime de Colaboração entre Estado e Municípios em um movimento desafiador, fraterno, criativo e acima de tudo, colaborativo. A finalidade é elaborar um documento a partir das normativas da BNCC e que apresente as diversidades e singularidades do território baiano.
O documento não está acabado pois, depende da participação dos  professores, gestores, estudantes, pais e/ou responsáveis e a sociedade civil, como um todo, a partir das contribuições durante a consulta pública.

PROGRAMAÇÂO
Dia 7/11
Apresentação da Proposta do Currículo Referencial do Estado da Bahia: Professora Fernanda Karla - Coordenadora de Etapa – Ensino Fundamental Anos Finais/UNDIME

Dia 8/11
Trabalho de Grupo: Textos referenciais
Durante a leitura os participantes deverão anotar as impressões acerca do tópico, concordância, pontos de atenção, no instrumento específico de Consulta Pública Presencial dos textos introdutórios:
Modalidade de Educação
1.                         Educação Especial
                 Temas Integradores
                 1.Educação para a Diversidade).
2.                        Educação para a Diversidade
3.                       Cultura Digital
4.                       Educação para o Trânsito
5.                       Educação Ambiental
6.                      Educação Fiscal

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