Com o objetivo de
socializar as pesquisas e registros das experiências de estágios e as práticas
interdisciplinares dos alunos da FACEMP ocorreu nesta semana de 23 a 27/11 o II
Seminário de Estágio e a V Mostra de Práticas Interdisciplinares do curso de
Pedagogia. O evento buscou o diálogo sobre o “Saberes, Práticas e Formação na
Educação Infantil e no Ensino Fundamental”. O estágio permite uma aproximação ao futuro
pedagogo do campo de atuação profissional e promove a aquisição de um saber, de
um saber fazer e de um saber julgar as consequências das ações didáticas e
pedagógicas desenvolvidas no quotidiano profissional.
E ainda as experiências
vivenciadas na escola, com os alunos, com situações reais de ensino e aprendizagem
e com a orientadora antes e depois das ações pedagógicas, cria condições para a
realização de aprendizagens que podem proporcionar a aquisição de saberes
profissionais e mudanças, quer nas estruturas conceituais, quer nas concepções de
ensino.
As principais
aprendizagens proporcionadas pelos estágios a partir da percepção dos acadêmicos
estão de acordo com a concepção de autores pesquisados como Pimenta, Nóvoa,
D’Àvila, dentre outros, uma vez que embasam a prática pedagógica: o
planejamento da ação, o desenvolvimento da aula e a reflexão sobre o vivido.
Vale ressaltar, a
riqueza das reflexões nas falas, no olhar, no corpo. Reflexões que o corpo
falava ... pulsava. Emoções a flor da pele. Experiências de desafios,
dificuldades, vontade de desistir, mas muita pesquisa e vontade que tudo desse
certo. Os acadêmicos declararam que planejar a partir da realidade de seus
alunos, assumiu uma dimensão diferenciada. A situação real de ensino e aprendizagem
exigiu dos acadêmicos uma postura de busca, em que alguns estudos desenvolvidos
durante o curso tiveram que ser retomados a fim de melhor compreendê-los e
articulá-los com a prática de sala de aula.
Além disso, o ensino de
certos conteúdos também exigiu muita pesquisa e estudo dos acadêmicos, de forma
que para ensinar, antes precisavam aprender. E como foi bom ouvir de vários
estagiários que a “certeza que tenho é que quero realmente ser professor”. Como
docente da disciplina estágio sinto-me lisonjeada e feliz com as reflexões e o
amadurecimento profissional dos nossos alunos. O estágio colabora com o
processo de construção da identidade docente, conforme relataram os estagiários,
pois possibilita um contato com o futuro campo de atuação, permitindo refletir
sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Experienciar o compromisso com as
situações de ensino e aprendizagem faz com que o acadêmico passe a ver a figura
do professor não mais com olhar de aluno, mas sim, a colocar-se como professor.
Neste sentido, as
turmas do II, III e IV semestres do curso fizeram a exposição de banneres das
oficinas pedagógicas realizadas nas escolas. Estas experiências possibilitaram o
uso de procedimentos e instrumentos de pesquisa, bem como a inserção dos
estudantes nas escolas por meio de uma análise interdisciplinar, como afirmou
uma das professoras articuladora da atividade Sandra Suely.
Na avaliação do
professor Silvano, o espaço foi muito enriquecedor para a formação dos (as)
pedagogos (as), uma vez que todo o evento da semana discutiu sobre a prática
pedagógica a partir dos diversos saberes necessários à docência. Por fim, a
coordenadora do curso Rita Matos afirmou que esta atividade foi um momento
muito rico na formação dos(as) alunos(as) do Curso de Pedagogia, pois
possibilita a troca de experiências entre docentes e discentes e socialização
dos saberes adquiridos ao longo de cada período cursado, seja no âmbito da faculdade,
seja nos diversos espaços educativos nos quais o profissional formado em
Pedagogia pode atuar.
[1]
Docente da disciplina Pesquisa e Prática e Estágio Supervisionado do curso de
Pedagogia da FACEMP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário