segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tribuna do Recôncavo: Curso de Pedagogia da Facemp realiza Seminário de Integração Curricular – Semic

Curso de Pedagogia da Facemp realiza Seminário de Integração Curricular – Semic

???????????????????????????????

Aconteceu na COOPEDUCAR em Santo Antônio de Jesus, de 10 à 12 de novembro,  o III Seminário de Integração Curricular do Curso de Pedagogia da Facemp. O evento teve a participação de pesquisadores, educadores, alunos de graduação dos cursos de Direito e Fisioterapia da Facemp, num trabalho coordenado pela professora de Metodologia da Pesquisa Científica, Cinthia Barreto Souza, de alunos de pós-graduação, professores de Dom Macedo Costa e Castro Alves e profissionais de outras áreas afins, que buscaram neste seminário um espaço de discussão e de aprofundamento das questões que se constituem em desafios no campo da educação. Estiveram presentes professores, coordenadores e a diretora da Instituição, Mariana Martini.
uuuuuu544
Sra. Mariana Martini e Prof. Rita Matos
De acordo com a coordenadora do Curso de Pedagogia, Rita Matos, a seleção aconteceu através do Edital nº 01/2015 que foi publicado no Blog do curso de Pedagogia e no site da Faculdade de Ciências Empresariais- Facemp. Foram aceitos 13 artigos referentes à temática do encontro e 40 pôsteres.
“Os nossos ilustres participantes se constituíram no coração e na alma deste seminário. A sua importância residiu no diálogo com as diversas instituições e sujeitos responsáveis pela docência e formação na Educação Básica, voltando-se para a diversidade que compõe os espaços educativos. O SEMIC foi um sucesso em todos os sentidos. Foi esta a avaliação dos participantes do III SEMIC”, disse Rita.
O SEMIC, em sua terceira edição, vem consolidar o compromisso da Coordenação do Curso de Pedagogia da Facemp em investir na formação profissional e pessoal dos seus alunos, bem como reforçar parcerias com outras instituições e com outros cursos da Instituição. “A coordenação e os professores do curso de Pedagogia estão em festa por poderem contribuir para a organização de um evento tão importante para a área da educação. A alegria e a emoção se fizeram presentes durante o evento. Nosso agradecimento a todos que participaram”, pontuou Rita Matos.
IMG_2636
Edi Lima, Prof. Rita e Prof. Tito
Esteve presente no evento, o coordenador acadêmico Henrique Tito, que ficou feliz com a realização do evento, pois envolveu a integração dos cursos de Direito, Pedagogia e Fisioterapia, revelando a tão importante interdisciplinaridade entre cursos e conhecimentos.
Em entrevista ao Portal Tribuna do Recôncavo, a professora Cinthia Barreto nos contou que acompanha o SEMIC desde sua a primeira edição. “O SEMIC é um evento acadêmico com padrão científico. Planejado e executado pela comissão de professores de Pedagogia, o SEMIC vem conquistando a confiança da comunidade acadêmica e local pelo compromisso e responsabilidade do comitê organizador. Por esse motivo, faço questão de participar anualmente com minhas turmas de graduação da Facemp. Esse ano coordenei as sessões de pôsteres, suportes de divulgação de pesquisas realizadas na disciplina de Metodologia da Pesquisa. Como escrevi em um pôster particular, a prática pedagógica: INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR teve como objetivo iniciar os estudantes da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na prática de atividades acadêmicas científicas e integrar os universitários de cursos da Facemp, mediante perspectiva de ensino interdisciplinar”, disse Cinthia.
As experiências envolveram estudantes dos cursos de Direito e Fisioterapia que ancoraram seus temas de pesquisa no eixo: Educação, direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social, tendo em vista o campo de conhecimento e interesse de investigação dos cursos referidos, bem como, as possibilidades metodológicas nas áreas das Ciências Sociais, Humanas e Ciências da Vida.
Os alunos também participaram das sessões de Comunicação, na quinta, 12/11, quando a aluna Amanda Oliveira, estudante do curso de Direito, compartilhou a pesquisa desenvolvida pelo seu grupo, ao longo da disciplina. Amanda compôs a mesa de pesquisa com uma profissional especialista em inclusão de alunos com deficiência na escola e mais duas alunas em processo de especialização e pesquisa em andamento sobre o tema. Amanda Oliveira apresentou os resultados da pesquisa: O DIREITO DE APRENDER, A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO E A DEFICIÊNCIA VISUAL: O CASO HENRIQUE.
???????????????????????????????
Hélio Alves, Prof. Cinthia, Prof Valter e Amanda Oliveira
Segundo Cinthia, ao finalizar sua apresentação e responder as perguntas do público, a aluna expressou a alegria vivenciada mediante a oportunidade de experimentar o espaço acadêmico, na ocasião do SEMIC, destacou a importância do Direito à educação na promoção da dignidade humana, não apenas por meio de exposições de bases legais, mas de modo sensível e com propriedade. O coordenador adjunto do curso de Direito, Valter Almeida, esteve presente e satisfeito com o árduo trabalho realizado pelos alunos e pela coordenação do evento.
“De toda experiência fica a certeza de que o mundo precisa da ciência e que a pessoa é a propulsora do saber científico. Atividades como essa são invenções possíveis para todo aquele que se dispõe a obrigação acadêmica. Ao IV SEMIC. Parabéns Pedagogia FACEMP. Somos gratos à professora Rita Matos e a toda equipe de professores desse valioso curso”, disse Cinthia. (Reportagem e redação: Tribuna do Recôncavo). Veja mais fotos do III Semic em nossa fanpage. CLIQUE AQUI»» IMG_4074

Deixe uma resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário