domingo, 23 de maio de 2021

20 de maio - dia do Pedagogo

 


O Dia do Pedagogo do Curso de Pedagogia da Facemp foi comemorado ontem 20 de maio com uma live realizada pelo professor Silvano Sulzart, mediada pela professora Celidalva Sousa Reis com o tema: As múltiplas habilidades e competências do Pedagogo. Iniciando o encontro a professora coordenadora do curso Rita Matos deu as boas vindas ao convidado e para os professores e alunos, falando da importância do nosso dia.

A seguir a professora Celidalva, falou brevemente sobre a institucionalização do dia 20 de maio pela Lei 13.083/2015 como uma maneira de homenagear o profissional pedagogo, tão essencial na área da educação. E para deixar o clima mais aconchegante, todos ouviram e se embalaram com a música de Dentro de Um Abraço de Jota Quest.

Assim, o professor Silvano deu início à live, discorrendo sobre sua trajetória docente, narrando suas vivências e experiências. Uma narrativa interessante, com reflexões acerca da reprodução da prática pedagógica quando iniciante e o olhar mais reflexivo depois da sua licenciatura em Pedagogia. Muito enfático em relação aos estudiosos como Libâneo, Piaget, Wallon, Nóvoa, Tardif, dentre outros, demonstrando o quão se faz necessário investir nos estudos.

Nesta perspectiva, Silvano fez uma linha de tempo até a atualidade quando está para concluir o seu doutorado e sempre direcionando para o olhar diferenciado do pedagogo que ler, pesquisa e escreve. Toda a sua fala foi permeada por uma gincana com elementos que faziam parte do tema abordado, para que os participantes cumprissem as tarefas, tirassem fotos de coruja, de um dicionário, nome da instituição, nome de cada um..., ao todo foram 10 provas. Os vencedores foram premiados com livros da sua autoria. Foi uma noite especial, declarada pelos participantes. Para finalizar, os agradecimentos finais em nome da FACEMP pela coordenadora do curso, pela mediadora e professores.

 

Texto de autoria da professora Celidalva Souza Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário