quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas



 

No dia 14/09/2021 o Professor Marilson Carvalho ministrou a live “GESTÃO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”, para os alunos do VI e VII semestres do curso de Pedagogia da Facemp. O professor Marilson Carvalho, gestor do Colégio Estadual Mandinho Almeida (CEMA), falou sobre todo o cenário da Gestão Democrática e Participativa da instituição, trazendo suas experiências da comunidade escolar. Ficou evidenciado a importância e a necessidade do PPP (Projeto Político Pedagógico), assim como a sua grande preocupação com o protagonismo do aluno, o seu perfil, com o seu ser, e o seu viver no CEMA. Trouxe uma reflexão acerca das práticas pedagógicas dos professores no sentido do ressignificar a práxis docente. Esta reflexão ficou constatada pelo exemplo prático da proposta “A avaliação Global e Inclusiva”, na perspectiva de uma avaliação diagnóstica, processual, investigativa e formativa, com o aluno o protagonista do processo ensino e aprendizagem, no agir e na reconstrução da sua realidade. 
É importante ressaltar, que Marilson a todo tempo mencionava o trabalho coletivo como o ponto forte da sua gestão e por falar nisso a coordenadora pedagógica Alvina estava presente, o presidente do grêmio estudantil Rodrigo Santana e a vice-diretora Gracimara. Momento ímpar foi ouvir o aluno Rodrigo – presidente do grêmio estudantil do CEMA!!!!!  A sua fala confirmou todo perfil da gestão democrática e participativa da instituição. Rodrigo reafirmou todo o protagonismo dos alunos e ele como presidente do grêmio com todo o seu engajamento em todo o processo educacional. 
Diante de alguns questionamentos Marilson sinalou que por mais desafios que o coletivo traga deste modelo de gestão, este coletivo é a única forma de criar alternativas de solução para os problemas na contemporaneidade do CEMA. Estas reflexões contribuirão para os nossos estagiários do VI e VII semestres no que diz respeito às suas trajetórias e conhecimentos do espaço escolar.

 Ação organizada pelas professoras Celidalva Reis e Rosa Lúcia Oliveira.

Texto: Celidalva Souza Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário