quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A pedagogia e sua essência empreendedora








 Dia 21 de setembro de 2021 iniciamos nossa aula do sétimo semestre com a live  “A PEDAGOGIA E SUA ESSÊNCIA EMPREENDEDORA”, ministrada pela Pedagoga Tânia Maria Santos de Sousa. Também participaram os alunos do IV e do VI semestres, afinal este é um tema que interessa a todos os estudantes do curso de Pedagogia. Tânia iniciou, comentando que a Pedagogia atualmente é considerada um conjunto de saberes que compete a educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. Neste sentido, ela fez uma abordagem do Pedagogo como um empreendedor.  O Pedagogo que identifica problemas e oportunidades e cria soluções para pôr em prática suas ações.

Neste contexto, Tânia assinalou a importância do Pedagogo nos diversos espaços como as entidades que se preocupam com o bem-estar social, a exemplo das ONGs, entidades que são organizações sem fins lucrativos, com fins públicos e autogovernados, que promovem a redução das desigualdades sociais e a transformação social, visando à formação humana, assim como, associações, penitenciárias, hospitais, dentre outros. Tânia deu uma ênfase especial à Pedagogia Hospitalar, exemplificando com a sua coordenação em um Projeto de extensão no Hospital da Criança de Feira de Santana. Então, ela disse que para o Pedagogo atuar na área hospitalar ele necessita ter formação superior em pedagogia e fazer uma especialização em Pedagogia Hospitalar, como também estudar as patologias dos seus alunos-enfermos. Ter um perfil criativo e sensível para tornar a classe hospitalar um lugar agradável para as crianças e adolescentes enfermos. 

Além dos pontos acima elencados, a palestrante disse que é necessário e/ou desejável que este pedagogo hospitalar tenha plena consciência de que ele será o tutor global para que estas pessoas possam ser tratadas de suas doenças, sem esquecer as necessidades pessoais. Tânia afirmou, que a mediação do pedagogo com a escolarização faz do hospital uma entidade educacional para a criança hospitalizada realizar atividades que a ajude a construir um percurso cognitivo, emocional e social para manter uma ligação com a vida familiar e a realidade no hospital. Assim, é fundamental que se tenha conhecimento e familiarização com as práticas pedagógicas (brinquedoteca, brincadeiras, jogos, contação de histórias, etc) para que sejam satisfatórias e interessantes no processo de ensino e aprendizagem. Professores e alunos fizeram alguns comentários e questionamentos e Tânia demonstrou muito entusiasmo e satisfação com a Pedagogia em espaços não formal pela promoção da formação cidadã. Para o VII semestre foi muito válida esta live, visto que a turma está realizando o Estágio Supervisionado III em Gestão Escolar e Educação Não Formal.

 Projeto: O Professor convida- ação interdisciplinar

Texto: Celidalva Souza Reis

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