Em entrevista concedida ao
Portal Tribuna do Recôncavo, as professoras do curso de Pedagogia Sandra
Oliveira e Celidalva Reis, falaram ao repórter Hélio Alves sobre a
importância do trabalho interdisciplinar que a Facemp desenvolve com os
alunos da Instituição.
A professora Sandra Oliveira explicou
como é o trabalho desenvolvido de maneira interdisciplinar do primeiro
ao quarto semestre de pedagogia.
Sandra Oliveira: O
curso de Pedagogia desenvolve um trabalho interdisciplinar em cada
semestre, até o terceiro, trabalhamos com livros e a partir desses
livros há uma discussão na sala pegando pontos principais de cada
disciplina e os alunos transformam em apresentações e discussões; já no
quarto semestre, nós temos o baú lúdico, que visa uma preparação para o
estágio, pensar numa proposta pedagógica a partir da ludicidade.
Já a professora Celidalva Reis, falou
sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos no curso de pedagogia,
utilizando a reciclagem na confecção de brinquedos para serem aplicados
posteriormente no estágio.
“A importância da reciclagem é
inserir já esses alunos na construção de trabalhos, a partir da
reciclagem, nós temos materiais que seriam descartados e eles
reaproveitam. Os trabalhos realizados pelos alunos é uma releitura de
atividades de jogos de brinquedos e brincadeiras que vai servir de
recurso pedagógico para nossos alunos, então a partir do próximo
semestre, quem está no 4º, irá para o 5º semestre, será o primeiro
estágio de educação infantil, e eles já têm uma enorme quantidade de
recursos para a proposta pedagógica na educação infantil”.
Questionada por Hélio Alves se a maioria
dos estudantes que cursam pedagogia já exercem a área, a professora
Celidalva esclareceu:
Temos uma quantidade sim de alunos que
já são professores, mas uma parcela que ingressaram no curso de
pedagogia e não são ainda da área vamos dizer da área de docência, ou
seja eles exercem outras atividades como no comércio; mas aqui na
FACEMP, nós temos um diferencial porque a partir do 2º semestre com a
disciplina Pesquisa e Prática os alunos já vão para a escola, já
conhecem o chão da escola, o espaço escolar. Então quando os alunos
chegam no 5º semestre já estão inseridos nesse espaço, não é mais
novidade para eles.
A escola fala muito da forma
interdisciplinar e muitos alunos saem do curso de pedagogia e não sabem o
que é um trabalho interdisciplinar. Eu [Celidalva] trabalho com a
disciplina Pesquisa e Prática, a professora Sandra trabalha com as
Metodologias, outros professores com a didática e nós juntos fazemos um
trabalho diferenciado. Então, nós estamos formando profissionais que vão
estar nas escolas fazendo um trabalho interdisciplinar. (Jocinere Soares / Tribuna do Recôncavo)
Fonte: Portal Tribuna do Recôncavo
5/11/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário