quinta-feira, 21 de maio de 2015

III Semana Acadêmica - Mais da 3ª noite







O terceiro semestre trabalhou com o livro Jogo, brinquedo, brincadeira e educação de Tizuko MorchidaK. Discutir jogos e brincadeiras na Educação Infantil traz questões relevantes.  As brincadeiras demonstram como as crianças pensam, sentem e organizam sua realidade, experimentam e simulam situações de vida, melhorando o nível de desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional.
Uma das características centrais do livro foi a aproximação do jogo às teorias, e não apenas uma listagem dissociada de receitas de brincadeiras, e a proposição de alternativas de lugar para o jogo, tanto nas propostas de ensino, com alunos de diversos níveis, como na própria formação do educador.
A proposta do estudo foi que o nosso aluno de pedagogia a partir desta leitura pudesse valorizar os jogos na educação, ou seja, brinquedos e brincadeiras como formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação de conhecimento pela criança e, portanto, instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente relevante de propostas curriculares.

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