O terceiro semestre trabalhou com o
livro Jogo, brinquedo, brincadeira e educação de Tizuko MorchidaK. Discutir jogos
e brincadeiras na Educação Infantil traz questões relevantes. As brincadeiras demonstram como as crianças pensam,
sentem e organizam sua realidade, experimentam e simulam situações de vida, melhorando
o nível de desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional.
Uma das características
centrais do livro foi a aproximação do jogo às teorias, e não apenas uma
listagem dissociada de receitas de brincadeiras, e a proposição de alternativas
de lugar para o jogo, tanto nas propostas de ensino, com alunos de diversos
níveis, como na própria formação do educador.
A
proposta do estudo foi que o nosso aluno de pedagogia a partir desta leitura pudesse
valorizar os jogos na educação, ou seja, brinquedos e brincadeiras como formas
privilegiadas de desenvolvimento e apropriação de conhecimento pela criança e,
portanto, instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente relevante
de propostas curriculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário