terça-feira, 19 de agosto de 2014

Palestra do professor Silvano Sulzart - Abertura do semestre 2014.2



No intuito de trabalhar a motivação e autoestima dos alunos do curso de Pedagogia, professor Silvano Sulzart, que é Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Psicopedagogia e Mestrando em Educação, ministrou uma palestra intitulada de “DAS ESTRELAS DO CÉU, ÀS ESTRELAS DA TERRA: PROATIVIDADE,MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA”,  convidando todos os alunos a planejarem seus sonhos, desenvolverem habilidades e competências para empreenderem seus projetos. Para Sulzart, ser uma estrela é o destino de todos nós. Todos somos estrelas. Seja dentro da nossa casa, seja na nossa profissão. Todos precisamos ser estrelas . E o nosso destino é brilhar, cada um de um jeito e de uma forma, com sua luz, cor e intensidade. Para ele devemos sempre saber que precisamos brilhar, o nosso brilho é o indicativo para que possamos liderar, motivar, sonhar, trabalhar e viver.Precisamos brilhar, e para isso, é necessário estar motivado para motivar outras pessoas, gostar de si, cuidar de si. 
O professor buscou nas histórias de grandes personalidade como: Marina Silva, Joaquim Barbosa, Jesus Cristo Irmã Dulce aspectos importantes para aprendermos que precisamos de determinação e disciplina para conquistarmos nossos sonhos.  Precisamos nos revisitar, e resgatar os nossos sonhos. Fazer com que esta estrela que somos, brilhe sempre, e não brilhe sozinha.  O meu brilho, com o seu brilho, fará uma constelação de estrelas, pois assim como para João Cabral de Melo Neto,na poesia Tecendo a manhã , um galo sozinho não tece uma manhã.ele precisará sempre de outros galos.De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo ,que apanhe o grito que um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue,se vá tecendo, entre todos os galos. Enfatizou que a união faz os sonhos se desenvolverem que  precisamos sonhar juntos.
Ao falar de sonhos, projetos e planejamento, o professor Sulzart, sinalizou que segundo Lair Ribeiro somente pela ação, podemos condensar a energia mental de modo a produzir o resultado de nossos sonhos. Fez um alerta  que é preciso deixar de lado a preguiça e o comodismo porque o Universo abomina a estagnação. Tudo o que se oponha a essa natureza vibrante, imediatamente se deteriora, apodrece, morre, desintegra-se. Deixou uma mensagem para os presentes: Renove seus sonhos e planeje atingi-los. Não aspire ser diferente daquilo a que está destinado segundo os preceitos da corrente cósmica criadora. Em vez disso, mantenha-se em movimento, ação e sinergia.
A palestra foi encerrada com a história da aluna Rosa, que formou-se com mais de 80 anos, nos ensinando que sempre é possível crescer, estudar e se desenvolver. E com muitos aplausos. 
Participaram todos os alunos de Pedagogia, a coordenadora e os professores Celidalva, Cláudia e Marconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário