Aproveite a data comemorativa para ler o “Fala, mestre!” com Juan Delval sobre a importância de compreender o processo de aprendizado dos aluno.
JUAN DELVAL "O educador precisa ter
como referência
as ideias preconcebidas
pelos estudantes para realizar
sua
tarefa satisfatoriamente."
|
Muito se fala em "levantar o conhecimento prévio do aluno", mas pouco
se sabe realmente sobre os caminhos do pensamento infantil. Não existe
um ponto de partida zero para ensinar ou aprender. Todos possuímos um
conhecimento, além de representações e modelos elaborados e
estabelecidos individualmente, para entender o mundo.
Por compartilhar dessa visão, o autor espanhol Juan Delval centrou seu trabalho na pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento científico e no levantamento do que as crianças acham sobre questões sociais. Conhecer as concepções delas, de acordo com ele, é um passo importante para ensinar bem. "Uma vez que um dos objetivos da escola é levar os estudantes a formar representações adequadas do mundo em que vivem, o educador precisa ter como referência essas ideias preconcebidas para realizar sua tarefa satisfatoriamente."
Por compartilhar dessa visão, o autor espanhol Juan Delval centrou seu trabalho na pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento científico e no levantamento do que as crianças acham sobre questões sociais. Conhecer as concepções delas, de acordo com ele, é um passo importante para ensinar bem. "Uma vez que um dos objetivos da escola é levar os estudantes a formar representações adequadas do mundo em que vivem, o educador precisa ter como referência essas ideias preconcebidas para realizar sua tarefa satisfatoriamente."
Catedrático de Psicologia Evolutiva e de Educação na Universidade
Autônoma de Madri, Delval foi coordenador do Programa de Doutorado em
Desenvolvimento Psicológico e Aprendizagem Escolar da mesma
universidade. Tem realizado conferências e pesquisas em vários países
ibero-americanos, entre eles Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Cuba e
México. Nesta entrevista, concedida a NOVA ESCOLA quando esteve no país,
em novembro do ano passado, Delval conta as principais descobertas
sobre a concepção de crianças e adolescentes a respeito da sociedade.
Suas pesquisas focam as ideias infantis em relação à sociedade. Elas podem ajudar a escola a ensinar?
DELVAL Sim. Comecei a pesquisar o tema em 1971. Entre os assuntos estudados, destaco o desenvolvimento das noções econômicas em crianças e jovens, a percepção que eles têm da estratificação social e dos próprios direitos, além do que pensam sobre Deus. Em todos os levantamentos, nossas investigações mostram que eles constroem representações em relação ao mundo e às questões que aprendem na escola. E elas vão mudando de acordo com a idade.
Leia mais em Juan Delval: "É essencial saber como o aluno aprende"
Fonte: Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário