March 11, 2014 às 9:00 am | Educação Infantil - Leninha Ruiz
Enquanto os professores estão às voltas com a adaptação das crianças na rotina escolar e mapeando seus saberes,
estou separando os materiais para auxiliá-los na elaboração dos
planejamentos de sequências, projetos e atividades permanentes do
primeiro semestre.
Ao longo dos anos, venho observando que a experiência com as
turminhas de crianças bem pequenas conta muito no momento de elaborar
atividades bacanas. Claro que a experiência vale em todas as turmas, mas
cada uma é bem diferente da outra. Junto aos maiores, de 4 e 5 anos,
por exemplo, percebo que as próprias crianças já sabem o que e como
fazer nos encaminhamentos das situações didáticas, ao passo que os mais
novos precisam de várias orientações e modelos de como fazer.
E é por isso que o professor experiente tira de letra, porque, como
ele conhece bem as características da faixa etária, ele antecipa cada
momento da rotina, explicita cada procedimento. Mas, se você é novato e
está lendo este texto, minha sugestão é ficar de olho, pedir dicas para
os veteranos e observar muito as crianças.
Para ratificar o que falei acima, me lembrei da história que a
Cláudia, professora veterana nas turmas de 3 anos na escola na qual eu
trabalhava como coordenadora, conta para os pequenos não se esquecerem
de tampar as canetas hidrocores. A história é a seguinte: “Cada
canetinha tem uma roupa e um sapato e todas elas querem sempre estar com
sapatinho no pé para ficarem mais bonitas. Vamos procurar os sapatinhos
de cada uma delas? Quero ver quem consegue!”. Essa historinha simples e
singela mobiliza as crianças na busca pelas tampinhas, o que é muito
mais bacana do que ficar só chamando a atenção delas.
O planejamento na turma de 3 anos
Agora, vou contar quais atividades podem fazer parte do planejamento das turmas de cada faixa etária, a começar pela de 3 anos.
Um dos objetivos para as crianças com essa idade é aprender os procedimentos que encaminham para a autonomia. Por isso, o faz de conta
é uma atividade que deve estar sempre presente na rotina, porque
permite que a criança tenha comportamentos que vão além de sua faixa
etária ou experimente agir de uma maneira e tente entender por que
algumas situações ocorrem.
Num encontro de formação com professores, organizei um quadro
para nortear quais são os conteúdos prioritários de cada eixo para o
primeiro semestre. A partir deles, os professores elaboraram os
planejamentosm tendo como princípio norteador o brincar e o faz de
conta, assim como a repetição das atividades.
A turma de 2 anos
O primeiro semestre dessa turma é recheado de aprendizagens no âmbito
da formação pessoal e social, afinal, a característica mais marcante é a
transição do período de total egocentrismo para a gradual percepção e
interação com o outro. O desenvolvimento da fala também merece muita
atenção, já que o contraste entre as próprias crianças é bem grande. Uns
falam de tudo e muito corretamente, enquanto outros mal balbuciam.
Portanto, o foco dessas turmas está nas atividades permanentes nos
diferentes momentos da rotina para que aprendam os procedimentos de uso
dos materiais, vivenciem a interação com os colegas e adquiram
progressiva autonomia para brincar e fazer escolhas.
As sequências de oralidade, movimento, música e artes visuais também
recheiam a rotina com diversas atividades exploratórias que se repetem
muitas vezes, já que a concentração das crianças é bem mais curta.
Repetir é um procedimento que assegura a aprendizagem e é muito
importante para os pequenos. Quem já não viu uma criança querer ouvir a
mesma história por dias e dias seguidos?
Outro ponto para se prestar atenção é a organização do espaço. Os
cantos devem ser delimitados com tapetes, e a sala deve ter estantes
baixas para brinquedos e materiais. Isso é determinante nessa faixa
etária, e os professores precisam ter consciência de que as crianças vão
transitar pelo local.
Por exemplo, mesmo quando todos se achegam ao professor para
participar do momento da caixa surpresa, é natural que, sem mais nem
menos, uma ou mais crianças se levante e vá até o canto da leitura
folhear um livro, deitar num tapete ou entrar em uma caixa… Nesse caso, o
professor continua a atividade com os que permaneceram, ao mesmo tempo
em que fica de olho nos que escaparam.
Neste ano, já elencamos alguns conteúdos para o primeiro semestre dos
pequenos e já começamos a escrever os planejamentos. Você pode ver um
exemplo da turma de 2 anos, clicando aqui. Ele foi feito para uma creche de São José dos Campos, em São Paulo, sob a orientação da coordenadora Cássia Maria Vieira.
Certamente, os planejamentos serão uma hipótese de trabalho cuja
confirmação se dará na relação e observação diárias do professor com sua
turminha. É o olhar atento e sensível às necessidades de aprendizagens
que fará a diferença numa rotina clara e estruturada para os pequenos,
não é mesmo?
Fonte: Gestão Escolar
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