terça-feira, 18 de março de 2014

A gestão da Educação Infantil no Brasil

Pesquisa aponta os problemas da gestão nas creches e pré-escolas e como as redes municipais e as instituições podem melhorar o atendimento.

Autoria: Fundação Victor Civita | 2011

Hoje, 18,4% das crianças até 3 anos e 80% das que têm entre 4 e 6 anos estão matriculados na Educação Infantil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve progressos, mas os municípios continuam a enfrentar muitas dificuldades: atender a demanda crescente, contar com profissionais preparados para atuar com essa faixa etária, garantir o devido suporte às entidades conveniadas e promover uma supervisão e programas de formação continuada para toda a rede. Uma questão preocupante é o emprego de pessoal não qualificado para substituir os professores no trabalho com as crianças. Todo esse cenário mostra como a qualidade do trabalho realizado nas creches e pré-escolas tem relação com o investimento e a atenção que a Secretaria de Educação dá ao segmento.
Essas foram as principais conclusões da pesquisa A Gestão na Educação Infantil no Brasil, que a Fundação Victor Civita (FVC) encomendou para a Fundação Carlos Chagas (FCC), ambas de São Paulo, com o apoio do Itaú BBA e da Fundação Itaú Social. Realizada por Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, a pesquisa analisou 180 escolas públicas e conveniadas de seis capitais. Além disso, foram realizadas entrevistas com técnicos das Secretarias de Educação, gestores e membros das comunidades, contemplando temas como as políticas municipais da área, a formação do diretor e os modelos de gestão escolar.


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