Pesquisa aponta os problemas da gestão nas creches e pré-escolas e como as redes municipais e as instituições podem melhorar o atendimento.
Autoria: Fundação Victor Civita | 2011
Hoje, 18,4% das crianças até 3 anos e 80%
das que têm entre 4 e 6 anos estão matriculados na Educação Infantil,
segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de
2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Houve
progressos, mas os municípios continuam a enfrentar muitas dificuldades:
atender a demanda crescente, contar com profissionais preparados para
atuar com essa faixa etária, garantir o devido suporte às entidades
conveniadas e promover uma supervisão e programas de formação continuada
para toda a rede. Uma questão preocupante é o emprego de pessoal não
qualificado para substituir os professores no trabalho com as crianças.
Todo esse cenário mostra como a qualidade do trabalho realizado nas
creches e pré-escolas tem relação com o investimento e a atenção que a
Secretaria de Educação dá ao segmento.
Essas foram as principais
conclusões da pesquisa A Gestão na Educação Infantil no Brasil, que a
Fundação Victor Civita (FVC) encomendou para a Fundação Carlos Chagas
(FCC), ambas de São Paulo, com o apoio do Itaú BBA e da Fundação Itaú
Social. Realizada por Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação
Carlos Chagas, a pesquisa analisou 180 escolas públicas e conveniadas de
seis capitais. Além disso, foram realizadas entrevistas com técnicos
das Secretarias de Educação, gestores e membros das comunidades,
contemplando temas como as políticas municipais da área, a formação do
diretor e os modelos de gestão escolar.
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