O que é a Lei de Diretrizes e Bases, quais os principais ganhos para os cidadãos e a história até sua aprovação em 1996.
A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) - LDB - é a lei
orgânica e geral da educação brasileira. Como o próprio nome diz, dita
as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional. Segundo o
ex-ministro Paulo Renato Souza - que ao lado do então presidente
Fernando Henrique Cardoso sancionou a LDB que vigora até hoje - "o mais
interessante da LDB é que ela foge do que é, infelizmente o mais comum
na legislação brasileira: ser muito detalhista. A LDB não é detalhista,
ela dá muita liberdade para as escolas, para os sistemas de ensino dos
municípios e dos estados, fixando normas gerais. Acho que é realmente
uma lei exemplar."
A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi
criada em 1961. Uma nova versão foi aprovada em 1971 e a terceira, ainda
vigente no Brasil, foi sancionada em 1996.
Alguns pontos da LDB
vigente desde então são considerados ganhos importantes para os
cidadãos: "a União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios
no mínimo 25% de seus orçamentos na manutenção e desenvolvimento do
ensino público" (art. 69); o Ensino fundamental passa a ser obrigatório e
gratuito (art. 4) e; a educação infantil (creches e pré-escola) se
torna oficialmente a primeira etapa da educação básica.
Um pouco de história...
Era
o ano de 1986. Ainda às escuras, pelas lembranças dos idos do regime
militar, se planejava no Brasil uma nova Constituição que garantisse de
fato a redemocratizacão do país. Educação era pauta para as linhas que
determinariam os direitos e os deveres dos brasileiros a partir do ano
de 1988. Leia Mudanças educacionais na história das Constituições Brasileiras.
Muitos
educadores já estavam envolvidos na discussão de um Estado-Educador que
não apenas se preocupasse, mas privilegiasse a educação escolarizada,
tornando o acesso e a permanência na escola, ao longo dos anos, cada vez
maior, principalmente para os mais pobres.
Tanto é assim que no ano seguinte, em 1987, foi lançado, em Brasília, o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública -
FNDEP - acompanhado do "Manifesto da Escola Pública e Gratuita". Essa
não era a primeira vez que um documento de educadores iniciava uma
campanha nacional pela educação. Em 1932, sob a liderança do Professor
Anísio Teixeira, os 'Pioneiros da Educação' lançaram seu manifesto, e na
década de 1950, um outro foi escrito, sob a liderança do Professor
Florestan Fernandes também em defesa da escola pública.
Foi
exatamente nos debates organizados pelo FNDEP, abertos e com a
participação da sociedade civil, que nasceu a primeira das duas
propostas para a LDB. Conhecida como Projeto Jorge Hage, essa versão
chegou a ser apresentada na Câmara dos Deputados.
A segunda proposta foi articulada com o apoio do então presidente
Fernando Collor de Mello através do Ministério da Educação e Cultura -
MEC - tendo sido elaborada pelos senadores Darcy Ribeiro, Marco Maciel e
Maurício Correa.
A principal divergência entre as duas
propostas era em relação ao papel que o Estado deveria desempenhar no
que se referia a educação. De um lado, a sociedade civil, representada
pelo Projeto Jorge Hage, preocupava-se com os excessivos mecanismos de
controle social do sistema de ensino. Do outro, a proposta dos senadores
previa uma estrutura de poder mais concentrada nas mãos do governo. O
texto final da Lei de Diretrizes e Bases, sancionada em 20 de dezembro
de 1996, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e seu ministro
da educação Paulo Renato Souza, aproxima-se mais da segunda versão,
aquela apresentada pelos senadores.
Foto: Christian Parente
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