sábado, 8 de fevereiro de 2014

CIÊNCIA: 8 motivos para estudar astronomia

20/01/2014 15:32

Foto: Através dela aprendemos a origem de fenômenos do cotidiano, como os dias, as noites, as estações do ano, o calendário e até as marés

A admiração e curiosidade que o homem sente pelo céu são bem antigas - remontam a cerca de 3000 AC entre os sumérios da Mesopotâmia (onde é o atual Curdistão). E s fenômenos celestes sempre ditaram o ritmo da vida aqui embaixo. Literalmente. De acordo com o professor Marcelo Souza, do Observatório Astronômico Luis Cruls, foram os astros que nos ensinaram a contar os dias e as horas: "A astronomia é importante para entendermos os dias e as noites, as estações do ano, o calendário e as marés - está presente no nosso cotidiano", afirma.

1808 Especial Cursos Extracurriculares
Confira outras reportagens sobre os benefícios dessas atividades no desenvolvimento do seu filho!

Além disso, o estudo do Universo mudou completamente a forma como vemos e pensamos o mundo hoje. Renato Las Casas, professor e astrônomo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), considera o telescópio o instrumento mais importante da história humana: "Seu uso nos permitiu saber que a Terra não é o centro do Universo". Ele lembra que o italiano Galileu Galilei, ao observar as crateras e os relevos da Lua, as manchas solares e os anéis de Saturno, mostrou ao mundo que o céu, assim como o nosso planeta, também vive em um rebuliço constante. "Considero estas descobertas como a maior revolução de todos os tempos no pensamento da humanidade. Não fosse pelo telescópio, provavelmente ainda acreditaríamos na teoria geocêntrica aristotélica de cerca de três séculos antes de Cristo", conclui.

O Educar para Crescer entrevistou 8 astrônomos para responder por que a Astronomia continua mais interessante do que nunca. Veja você 8 motivos para olhar para o céu:
Traz avanços ao conhecimento
Instiga a perpetuar a sobrevivência humana
Investiga a origem da vida
Estreita a nossa relação com o Universo
Inspira respeito à natureza e aos nossos limites
Faz com que a tecnologia e o progresso avancem
Permite um exercício mais pleno da cidadania
Desperta a sensibilidade entre as pessoas
 
 
Fonte: Educar para crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário