O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a
educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e
constroem o próprio aprendizado.
Jean Piaget
(1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a
segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de
pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio
gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada,
Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica
rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano,
particularmente a criança.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física,
movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que
denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento
centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o
pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o
início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é
atingida.
"A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio
lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser
ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança", diz
Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de
São Paulo.
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.
Continue lendo
- 1O biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio
- 2 Assimilação e acomodação
- 3 Ajudando o desenvolvimento do aluno
- 4 Biografia e contexto histórico
Fonte: Nova Escola
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