terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto Interdisciplinar - PI 2013.2



A Faculdade de Ciências Empresariais – Facemp, para garantir sua missão, adota como eixo estrutural da sua prática educativa, as quatro aprendizagens fundamentais recomendadas pelo relatório da UNESCO, através da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI:
Aprender a conhecer” - caracterizado pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento com a finalidade precípua de descobrir, compreender e fazer ciência;
Aprender a fazer” - entendendo-se que, embora indissociável do “aprender a conhecer”, o “aprender a fazer” refere-se diretamente à formação profissional, na medida em que se trata de orientar o acadêmico a por em prática os seus conhecimentos, adaptando a educação à configuração do trabalho na sociedade atual;
Aprender a viver juntos” - sendo o homem um ser de relações, constitui-se num grande desafio para a educação, tendo em vista que trata de ajudar os alunos no processo de aprendizagem para a participação, a cooperação e, sobretudo, para a busca coletiva de soluções para os problemas contemporâneos. Isto implica no desenvolvimento de competências inter e intrapessoal;
Aprender a ser” - integra as três aprendizagens anteriores e caracteriza-se pela elaboração de pensamentos autônomos e críticos que contribuam na formulação própria de juízos de valor, formando assim um cidadão e profissional decidido e preparado para agir nas diferentes circunstâncias da vida. Abrange a relação do homem consigo mesmo, o reconhecimento dos seus limites e o controle de suas emoções, favorecendo, portanto, o autoconhecimento humano.
Para concretizar sua política de formação, tem como filosofia a promoção de ensino de qualidade através da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação humana e profissional.
Tomando como base essa filosofia, o curso de Pedagogia elaborou o  Projeto Interdisciplinar – PI baseados em um conjunto de princípios que configuram sua identidade e expressam sua missão.
O primeiro semestre está trabalhando com o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire com o objetivo de compreender a contribuição de Paulo Freire para as práticas pedagógicas atuais e sua relação com a história e filosofia da educação, partindo das ideias abordadas em sua obra Pedagogia da Autonomia.
Para o segundo semestre  foi escolhido o livro A alegria de ensinar de Rubem Alves, com o objetivo de compreender a importância do comprometimento ao ensinar e aprender, considerando as relações escola e indivíduo e professor e aluno no atual contexto educacional.


2 comentários:

  1. Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

    Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

    Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
    Rubem Alves

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  2. Esse PI ta tirando meu sonooo.... rsrsrs
    ++ sei que vai valer a pena!!!!

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