A Faculdade de Ciências
Empresariais – Facemp, para garantir sua missão, adota como eixo estrutural da sua
prática educativa, as quatro aprendizagens fundamentais recomendadas pelo
relatório da UNESCO, através da Comissão Internacional sobre Educação para o
século XXI:
“Aprender a conhecer” - caracterizado
pela busca do domínio dos instrumentos do conhecimento com a finalidade
precípua de descobrir, compreender e fazer ciência;
“Aprender a fazer” - entendendo-se que,
embora indissociável do “aprender a conhecer”, o “aprender a fazer” refere-se
diretamente à formação profissional, na medida em que se trata de orientar o
acadêmico a por em prática os seus conhecimentos, adaptando a educação à
configuração do trabalho na sociedade atual;
“Aprender a viver juntos” - sendo o
homem um ser de relações, constitui-se num grande desafio para a educação,
tendo em vista que trata de ajudar os alunos no processo de aprendizagem para a
participação, a cooperação e, sobretudo, para a busca coletiva de soluções para
os problemas contemporâneos. Isto implica no desenvolvimento de competências
inter e intrapessoal;
“Aprender a ser” - integra as três
aprendizagens anteriores e caracteriza-se pela elaboração de pensamentos
autônomos e críticos que contribuam na formulação própria de juízos de valor,
formando assim um cidadão e profissional decidido e preparado para agir nas
diferentes circunstâncias da vida. Abrange a relação do homem consigo mesmo, o
reconhecimento dos seus limites e o controle de suas emoções, favorecendo,
portanto, o autoconhecimento humano.
Para
concretizar sua política de formação, tem como filosofia a promoção de ensino
de qualidade através da criação e desenvolvimento de atividades acadêmicas que
considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes essenciais à formação
humana e profissional.
Tomando
como base essa filosofia, o curso de Pedagogia elaborou o Projeto Interdisciplinar – PI baseados em um conjunto de
princípios que configuram sua identidade e expressam sua missão.
O primeiro semestre está trabalhando com o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire com o objetivo de compreender a contribuição de Paulo
Freire para as práticas pedagógicas atuais e sua relação com a história e
filosofia da educação, partindo das ideias abordadas em sua obra Pedagogia da
Autonomia.
Para o segundo semestre foi escolhido o livro A alegria de ensinar de Rubem Alves, com o objetivo de compreender a importância do
comprometimento ao ensinar e aprender, considerando as relações escola e indivíduo e professor e aluno no atual contexto educacional.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
ResponderExcluirEscolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves
Esse PI ta tirando meu sonooo.... rsrsrs
ResponderExcluir++ sei que vai valer a pena!!!!