As discussões atuais
sobre a formação docente estão colocando como centro de análise a
profissionalização do professor e cada vez mais se discute no interior dos
cursos de Pedagogia o papel das “disciplinas pedagógicas” nesse contexto. A FACEMP considera de fundamental importância o
processo formativo dos acadêmicos desde o início do curso e por isso através da
disciplina Pesquisa e Prática, sob a orientação da professora Celidalva Sousa
Reis articula diretamente com as escolas e outras instâncias, o contato desses
futuros profissionais nesses espaços.
Assim, a disciplina Pesquisa
e Prática assume um papel de destaque, propondo uma reflexão sistemática e
busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica. A relação teoria/prática
faz parte desse pensamento e de uma visão de integralidade do ser humano e da
própria realidade em transformação.
O exercício comprometido
da docência com uma postura de pesquisa e reflexão poderá ajudar na construção
de novos olhares, articulados em uma proposta de crescimento e de
sustentabilidade do planeta. As práticas transformadoras pertencem a esses
novos modelos que não mais se contentam com visões estagnadas. O estudante reflexivo, será um docente reflexivo e
pesquisador. A formação de professores inclui informações e habilidades
desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de
interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e
relevância social. Para isso, é fundamental ter uma leitura da escola como
organização complexa que tem a função de promover a educação para e na
cidadania.
Nesse sentido, em um
primeiro momento, os acadêmicos/pesquisadores farão uma observação do espaço
escolar para conhecimento e diagnóstico do campo profissional, através de
conversas informais e entrevistas com a gestão e docentes da escola. Em segundo
momento os acadêmicos realizarão uma oficina com o tema “Educação e Meio
Ambiente”. Ao final de todas essas etapas deverão elaborar um relatório com as informações decorrentes das observações e sistematização da oficina.
A proposição de um trabalho como esse
vai ao encontro do que Freire (1996), menciona ao discutir a questão dos
saberes indispensáveis à prática pedagógica dizendo que ensinar não é
transferir conhecimento, mas criar as condições para a sua construção. Dessa
forma, é na percepção de um contexto social de mudança, isto é, de forma
contextualizada, que devemos formar professores e educadores para uma atitude
reflexiva, não sendo apenas receptor e transmissor, mas o próprio produtor. Por
outro lado, estamos oportunizando para que os nossos futuros professores possam
agir/interagir de maneira crítica e autônoma no contexto escolar.
Por: Celidalva Sousa Reis
Com muita dedicação, e disciplina realizaremos não somente esta, como muitas outras! Por Jilvan Santos
ResponderExcluirEstamos tendo experiências MARAVILHOSAS....
ResponderExcluirAmei a Escola que visitamos...
Experiências eu já tenho muita em sala de aula, mas é sempre gostoso experimentar o novo!! Tou amando pena q é apenas duas tardes..
ResponderExcluirCada experiência vivida, cada aprendizado é um incentivo para continuar em busca de uma grande realização... Alcançar o pódio da Pedagogia.
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