terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estudantes do 2º Semestre em ação nas escolas

As discussões atuais sobre a formação docente estão colocando como centro de análise a profissionalização do professor e cada vez mais se discute no interior dos cursos de Pedagogia o papel das “disciplinas pedagógicas” nesse contexto. A FACEMP  considera de fundamental importância o processo formativo dos acadêmicos desde o início do curso e por isso através da disciplina Pesquisa e Prática, sob a orientação da professora Celidalva Sousa Reis articula diretamente com as escolas e outras instâncias, o contato desses futuros profissionais nesses espaços.
Assim, a disciplina Pesquisa e Prática assume um papel de destaque, propondo uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica. A relação teoria/prática faz parte desse pensamento e de uma visão de integralidade do ser humano e da própria realidade em transformação.
O exercício comprometido da docência com uma postura de pesquisa e reflexão poderá ajudar na construção de novos olhares, articulados em uma proposta de crescimento e de sustentabilidade do planeta. As práticas transformadoras pertencem a esses novos modelos que não mais se contentam com visões estagnadas. O estudante  reflexivo, será um docente reflexivo e pesquisador. A formação de professores inclui informações e habilidades desenvolvidas no exercício da profissão, com princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social. Para isso, é fundamental ter uma leitura da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.
Nesse sentido, em um primeiro momento, os acadêmicos/pesquisadores farão uma observação do espaço escolar para conhecimento e diagnóstico do campo profissional, através de conversas informais e entrevistas com a gestão e docentes da escola. Em segundo momento os acadêmicos realizarão uma oficina com o tema “Educação e Meio Ambiente”. Ao final de todas essas etapas deverão elaborar um relatório com as  informações decorrentes das observações  e sistematização da oficina.
            A proposição de um trabalho como esse vai ao encontro do que Freire (1996), menciona ao discutir a questão dos saberes indispensáveis à prática pedagógica dizendo que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as condições para a sua construção. Dessa forma, é na percepção de um contexto social de mudança, isto é, de forma contextualizada, que devemos formar professores e educadores para uma atitude reflexiva, não sendo apenas receptor e transmissor, mas o próprio produtor. Por outro lado, estamos oportunizando para que os nossos futuros professores possam agir/interagir de maneira crítica e autônoma no contexto escolar.
        
Por: Celidalva Sousa Reis

4 comentários:

  1. Com muita dedicação, e disciplina realizaremos não somente esta, como muitas outras! Por Jilvan Santos

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  2. Estamos tendo experiências MARAVILHOSAS....
    Amei a Escola que visitamos...

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  3. Experiências eu já tenho muita em sala de aula, mas é sempre gostoso experimentar o novo!! Tou amando pena q é apenas duas tardes..

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  4. Cada experiência vivida, cada aprendizado é um incentivo para continuar em busca de uma grande realização... Alcançar o pódio da Pedagogia.

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