sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Terceira dia do 5º SEMIC


            O terceiro dia do V SEMIC foi reservado para apresentação de trabalhos. O primeiro momento com a Exposição: A COR DA CULTURA organizada pela Professora Jussara Alves com os alunos do 8º Semestre. O Segundo momento - Comunicação Oral nas Salas.






Na noite de quinta-feira, 9/11, os participantes assistiram e debaterem sobre temáticas que circulam no cotidiano da escola. Os artigos e trabalhos apresentados poderão ser acessados por todos através do blog do curso de pedagogia da FACEMP, onde serão publicados os anais do evento.
EIXO - Formação:
Diversidade, inclusão e gênero.
Coordenadora: SILVANO SULZARTE
TÍTULO DO ARTIGO/TRABALHO
COMPONENTES
ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E NECESSIDADES DAS CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR
LUZITANA SANTOS DE ALMEIDA FERREIRA E ROSEANE SANTOS ALMEIDA SANTANA
A INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NA ESCOLA REGULAR

NADJA SANTOS DA SILVA
TÁBHITA BÁRBARA LAURENTINO DE SOUSA
PROJETO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM TENDÊNCIA A DISLEXIA
ÍCARO FRANÇA DA PAIXÃO
MARJORE ANDRADE BRITO
MATHEUS BARRETO ANDRADE
A ESCOLA QUE ACOLHE, NÃO ROTULA NEM EXCLUI, INCLUI
MÔNICA PINHO SANTOS


Sala 2 - EIXO: Prática:
Novas Tecnologias, redes virtuais e aprendizagem;
Estágio, práticas e formação docente.
Coordenadora: ANTONIA CLAUDIA DE ANDRADE CORDEIRO
TÍTULO DO ARTIGO/TRABALHO
COMPONENTES
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RENATA GRAZIELE CABRAL NERY
TALITA DE SOUZA SANTOS

ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR REFLEXIVO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
KELMA FEITOSA DE LIMA PIMENTA, LUCIANA BARBOSA SANTANA E VANUSA DE OLIVEIRA SANTOS,
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INFLUÊNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DANIELA DOS SANTOS CUNHA FONSECA, ERINALDO SOUZA BASTOS E LUCIMEIRE DO VALE COSTA


                                                 

Sala 3 - EIXO: Prática:
Novas Tecnologias, redes virtuais e aprendizagem;
Estágio, práticas e formação docente.
Coordenadora: SANDRA SUELI OLIVEIRA
VOU CONSEGUIR VENCER: IDENTIDADE E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA 
JILVAN SANTOS DE JESUS

HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORES: CONHECIMENTO DE SI E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
DÉBORA ALVES DOS SANTOS E SILVANA DE JESUS ALVES
O LÚDICO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CAMILA FROES BARBOZA E JAILMA DE JESUS ALMEIDA,


Sala 4.  EIXO - Lugares:
Educação e trabalho: inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Direitos Humanos, sexualidade, saúde e assistência social na educação.
Coordenadora: ROSA LÚCIA OLIVEIRA LIMA
TÍTULO DO ARTIGO/TRABALHO
COMPONENTES
MÃE DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS: ENTRE A GUERRA E O AMOR
TALITA ALVES DE OLIVEIRA

DESAFIOS DE INSERIR O SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
ARELI DOS SANTOS SANTANA
CLARISSA CARVALHO ANDRADE DOS SANTOS
GEISLANE DE JESUS REIS
LEIDIANE SOUZA DE AQUINOAQUINO
DIA D VACINA
EDUARDA SILVA DE ARAÚJO; SÂMIA  ANDRADE ANSELMO; MARIA CECÍLIA BARRETO NERY.
DEPRESSÃO EM JOVENS: AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO COM SÉRIES DE TV POR MEIO DE ANÁLISE TEMÁTICA.
ACAUANA ROBERTA DE ALMEIDA SANTOS; ESTHER EVELYN SIQUEIRA COSTA; GABRIEL QUEIROZ PEREIRA.
                                     
O V Seminário de Integração Curricular do Curso de Pedagogia da FACEMP – V SEMIC finalizou suas atividades com de 15 trabalhos/artigos apresentados. A sua importância residiu no diálogo com as diversas instituições e sujeitos responsáveis pela docência e formação na Educação Básica, voltando-se para a diversidade que compõe os espaços educativos.
As pesquisas apresentadas, elaboradas na forma de resumo e/ou artigo completo, foram disponibilizadas no blog do curso de Pedagogia e no site da Facemp através da publicação do livro dos seus Anais. Esta compilação dos trabalhos permitirá a ampliação da pesquisa e da circulação do conhecimento na área.

Segundo dia do SEMIC

Os trabalhos foram abertos com a visitação ao Stand do SESC que trouxe a Gaiola com o Liberte um Poema, a Pílula de Poesia e uma Mostra da Biblioteca. Dando continuidade a Profª  de Artes do SESC  Jamar de Oliveira Melo fez uma participação, a Contação da História - Maria dos Sonhos. Em seguida as professoras Paloana de Castro Lourenço e Jedalia Almeida Amparo, Diretora e Vice Diretora da Escola SESC, apresentaram a EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SESC EM SANTO ANTONIO DE JESUS.

A experiência do SESC em Educação é muito rica. A proposta pedagógica é centrada no Sociointeracionismo. As atividades são articuladas com conteúdos de matemática, língua portuguesa, ciências físicas, biológicas e sociais, e arte e movimento. Isso ficou claro na fala das gestores assim como no material apresentado em vídeo e slides.
O Diálogo com Educadores foi coordenado pela professora Patrícia Maria de Paula D’Ávila Pires e foi dividida em dois momentos, inicialmente o momento de escuta dos participantes, (30 minutos) em seguida for aberto para o diálogo.
A professora Patrícia Maria de Paula D’Ávila Pires é Especialista em Libras, Educação Especial e Psicopedagogia. Atualmente trabalha no Centro de Apoio Aurélio Pires como Professora no Atendimento Educacional Especializado com Surdos, TEA e formação em Libras.
            O tema do SEMIC e do Diálogo com Educadores desta noite, segue a tendência das últimas edições do SEMIC, que aborda temas voltados para a inclusão, formação de professores e direitos humanos. A professora Patrícia Pereira hipnotizou a plateia com a sua fala sobre OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS.
            A Prof.ª Patrícia Pereira da Silva Machado é Especialista em Libras, Educação Especial e Psicopedagogia. Atualmente trabalha no Centro de Apoio Aurélio Pires como Professora no Atendimento Educacional Especializado com Surdos, TEA e formação em Libras.
Os surdos formam uma comunidade – são mais de 10 milhões somente no Brasil –, com cultura própria e, sob o escopo do Bilinguismo, com língua própria, porém a formação educacional de surdos no Brasil (tema da redação do ENEM 2017) não depende apenas do reconhecimento da Libras como língua oficial.
            O segundo convidado abordou o tema OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
O Prof. Fábio Batista Pereira é Mestre em História pela Universidade Federal do Recôncavo.  Compõe a Comissão do Fórum Permanente de Gestores (as) das Escolas do Campo da Rede Estadual da Bahia. Atualmente, é Diretor do Colégio Estadual Padre Alexandre de Gusmão (Vila de Belém), em Cachoeira.
A Educação do Campo envolve diversos níveis e modalidades de ensino, possui legislação própria e está vinculada a um projeto de desenvolvimento sustentável, articulado com outras instituições ligadas ao meio rural. O objetivo é qualificar os espaços escolares e garantir o acesso à educação, contribuindo para a permanência dos jovens no meio rural.
Segundo o Decreto n° 7.352, Escola do Campo é aquela situada em área rural (IBGE) ou em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo.
A Política de Educação do Campo destina-se à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do meio rural, e é desenvolvida pela União em regime de colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.
Encerramento: CERTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES. 



quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Programação do 2º dia do 5º SEMIC


Primeiro dia do 5º SEMIC

CREDENCIAMENTO /ABERTURA

 Durante o credenciamento, que aconteceu no Auditório do Colégio Santo Antonio, os participantes foram recepcionados por uma boa música, voz e violão do artista Jhow.

O evento foi aberto com a exposição FOTOPROSANDO, trabalho da disciplina Leitura e Literaturas Infantil e Juvenil. Paralelo à exposição aconteceu a Sessão de Autógrafos do autor do Livro Quem tem como me amar não me perde em nada, Edgard Abbenhusen.


Dando continuidade foi feita a Abertura Oficial. Houve a acolhida do Superintendente, professor Luís Carlos, a saudação da Coordenadora em seguida foi feita a apresentação dos participantes do FOTOPROSANDO, trabalho feito pela professora Cinthia Souza e alunos do Segundo Semestre, na Disciplina Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, com as palavras tema do V SEMIC.

Durante a sua fala a professora Rita Matos solicitou que os alunos apresentassem as prosas com as palavras do tema do Evento.
SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA – SEMIC

               O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, PRÁTICA E LUGARES

FOTOPROSANDO

Eis, a fotografia de uma prosa original. Claro que sim. Não importa se o contorno foi feito com a mesma cor do fotocitando, acho até que pode suscitar um gesto de respeito para render uma homenagem. Começo até a sentir na pele de escritora que me veste, a alegria de um afago leitor. Ah! Como é bom ser lida. Se quiseres ser literato meu caro Abbehusen, deixe-nos citar teus escritos e escrever uma prosa poética.

Cinthia Barreto Santos Souza

Fotoprosando&Pedagogia II Semestre&Leitura e Literatura Infantil e Juvenil&FACEMP
Orientação: Profª Drª Cinthia Barreto Santos Souza

Em seguida foi anunciado o convidado para um Bate papo e autógrafo, o muritibano Edgard Abbehusen que lançou recentemente o seu primeiro livro 'Quem tem como me amar não me perde em nada', pela editora carioca Villardo. Edgard é estudante de jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e virou sensação ao publicar sobre histórias, amores e definição de nomes femininos no seu perfil.

Sinopse da obra:
"Todos os dias os amores acabam. Alguém irá chorar quando o amor doer. Quando a mágoa prevalecer diante da saudade. Mas, todos os dias, novos amores nascem. No cruzamento da esquina. Dentro de uma balada despretensiosa. É quando os olhares se reconhecem. Quando a esperança se renova, seja através de alguém ou através de si. Aprender a viver o amor em suas fases. Aprender a compreender que amar é errar, porque amar também é humano. “Quem tem como me amar, não me perde em nada” é um retrato de histórias e amores através de frases, textos, crônicas e poemas inéditos de Edgard Abbehusen, autor do Fotocitando, perfil no Instagram com mais de 200 mil seguidores."
           
            E o que vem a ser um Bate Papo com Autor?  Um ambiente propício para o diálogo, em que todos possam se sentir à vontade para partilhar e escutar, de modo que o falado, o conversado seja relevante para o grupo e suscite, inclusive, a atenção na escuta. Outro aspecto importante é a possibilidade e o privilégio de diálogo entre o próprio autor e os estudantes e participantes do evento.
Assim foi a abertura do SEMIC do curso de Pedagogia da Facemp.
PUBLICAÇÃO DO AUTOR NAS REDES SOCIAIS
Só o amor une pessoas especiais. Foi lindo receber o carinho dos alunos do curso de Pedagogia e Serviço Social da @facemp.oficial. Santo Antônio de Jesus me abraçou e eu pude compartilhar a experiência de falar de amor, empatia e sobre a literatura na Internet. Obrigado a organização do 5° Semic pelo convite para abrir o evento. #edgardabbehusen #fotocitando #saj#santoantoniodejesus #bahia #fotocitandopelobrasil



segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Abertura do V SEMIC da FACEMP

9 h próximo a Salvador, Bahia 

Na próxima terça-feira estarei com a turma da Facemp, em Santo Antônio de Jesus, participando do Seminário de Integração Curricular, em um bate papo maravilhoso com os estudantes e também autógrafando livros (vai rolar vendas também). Espero a galera de SAJ! 💙 #facemp #saj #bahia#edgardabbehusen #fotocitando