Os
trabalhos foram abertos com a visitação ao Stand do SESC que trouxe a Gaiola
com o Liberte um Poema, a Pílula de Poesia e uma Mostra da Biblioteca. Dando
continuidade a Profª de Artes do SESC
Jamar de Oliveira Melo fez uma participação, a Contação da
História - Maria dos Sonhos. Em seguida as professoras Paloana de Castro Lourenço
e Jedalia Almeida Amparo, Diretora
e Vice Diretora da Escola SESC, apresentaram a EXPERIÊNCIA DA ESCOLA
SESC EM SANTO ANTONIO DE JESUS.
A experiência do SESC em Educação é muito rica.
A proposta pedagógica é centrada no Sociointeracionismo. As atividades são
articuladas com conteúdos de matemática, língua portuguesa, ciências físicas,
biológicas e sociais, e arte e movimento. Isso ficou claro na fala das gestores
assim como no material apresentado em vídeo e slides.
O
Diálogo com Educadores foi coordenado pela professora Patrícia Maria de Paula D’Ávila Pires e foi dividida em
dois momentos, inicialmente o momento de escuta dos participantes, (30 minutos)
em seguida for aberto para o diálogo.
A
professora Patrícia Maria de Paula D’Ávila Pires
é Especialista em Libras, Educação Especial e Psicopedagogia. Atualmente
trabalha no Centro de Apoio Aurélio Pires como Professora no Atendimento
Educacional Especializado com Surdos, TEA e formação em Libras.
O tema do SEMIC e do Diálogo com
Educadores desta noite, segue a tendência das últimas edições do SEMIC, que aborda
temas voltados para a inclusão, formação de professores e direitos humanos. A professora Patrícia Pereira hipnotizou a
plateia com a sua fala sobre OS DESAFIOS
DA EDUCAÇÃO DE SURDOS.
A Prof.ª Patrícia
Pereira da Silva Machado é Especialista em Libras, Educação Especial e
Psicopedagogia. Atualmente trabalha no Centro de Apoio Aurélio Pires como
Professora no Atendimento Educacional Especializado com Surdos, TEA e formação
em Libras.
Os surdos formam uma comunidade – são mais de 10 milhões
somente no Brasil –, com cultura própria e, sob o escopo do Bilinguismo, com
língua própria, porém a formação educacional de surdos no Brasil (tema da
redação do ENEM 2017) não depende apenas do reconhecimento da Libras como
língua oficial.
O segundo convidado abordou o tema OS DESAFIOS DA
EDUCAÇÃO DO CAMPO
O Prof. Fábio
Batista Pereira é Mestre em História pela Universidade Federal do
Recôncavo. Compõe a Comissão do Fórum
Permanente de Gestores (as) das Escolas do Campo da Rede Estadual da Bahia.
Atualmente, é Diretor do Colégio Estadual Padre Alexandre de Gusmão (Vila de
Belém), em Cachoeira.
A Educação do Campo envolve diversos níveis e modalidades de ensino,
possui legislação própria e está vinculada a um projeto de desenvolvimento
sustentável, articulado com outras instituições ligadas ao meio rural. O
objetivo é qualificar os espaços escolares e garantir o acesso à educação,
contribuindo para a permanência dos jovens no meio rural.
Segundo o Decreto n° 7.352, Escola do Campo é aquela situada em área
rural (IBGE) ou em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações
do campo.
A Política de Educação do Campo destina-se à ampliação e qualificação da
oferta de educação básica e superior às populações do meio rural, e é
desenvolvida pela União em regime de colaboração com os Estados, o Distrito
Federal e os Municípios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no
Plano Nacional de Educação.
Encerramento:
CERTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES.
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