sexta-feira, 11 de novembro de 2016

3º dia do SEMIC


ALUNOS DE PEDAGOGIA DA FACEMP APRESENTAM ARTIGOS EM SEMINÁRIO

O IV Seminário de Integração Curricular do Curso de Pedagogia da FACEMP – IV SEMIC finalizou suas atividades com mais de 15 trabalhos/artigos apresentados. Na noite de quinta-feira, 10/11, os participantes assistiram e debaterem sobre temáticas que circulam no cotidiano da escola.
Temas como inclusão escolar, autismo, ludicidade, libras na escola, formação de professores, o imaginário das lendas de Dandara dos Palmares, alfabetização dos alunos surdos numa perspectiva bilíngue, autobiografia em um processo dialógico, dentre outros, fizeram parte das salas de comunicação oral. Participaram também alunos da UNEB e UESC, a professora Patricia D'Ávila, diretora do NRE 021, professora Rubiane Vieira de Jesus e alunos do Colégio Santo Antônio autores do Projeto AcquaSense vencedor no quarto lugar na Feira Internacional de Ciências - MOSTRATEC. Os alunos do Colégio Santo Antonio estavam acompanhados pelo professor Marconi Brito e pela Ir. Socorro Miranda, diretora do Colégio Santo Antonio. A partilha de experiências foi enriquecedora.
Segundo a professora Rita Matos, coordenadora do Curso de Pedagogia da FACEMP, o seminário foi um momento extraordinário para o processo formativos das alunas e alunos que cursam pedagogia. A coordenadora ressaltou que as ações que a FACEMP desenvolve durante o processo de formação dos pedagogos, legitimou a nota 5, atribuída ao curso, pelo Ministério da Educação, considerando que 5 é a maior nota dada para uma faculdade. “Temos uma preocupação com o processo formativos dos pedagogos, incentivamos a produção acadêmica, a leitura e a pesquisa, nesta edição a maioria dos artigos apresentados foram dos alunos do VIII Semestre” ressaltou Rita Matos.
Os artigos apresentados nesta noite poderão ser acessados por todos através do blog do curso de pedagogia da FACEMP, pois os mesmos serão publicados nos anais do evento.






2º dia do IV SEMIC

Professora Dra. Carla de Quadros ministra palestra no IV SEMIC da Facemp

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Na noite de quarta-feira (09/11) alunos do curso de pedagogia da FACEMP participaram de uma palestra com a professora Dra. Carla de Quadros, como atividade do IV SEMIC – Seminário de Integração Curricular do curso de Pedagogia da FACEMP.
“O curso de Pedagogia da FACEMP tem se destacado cada vez mais por proporcionar atividades acadêmicas importantes para a formação profissional dos futuros pedagogos. Atividades que ligam ensino, pesquisa e extensão”, afirmou a diretora do curso, professora Rita Matos.
A professora Dra. Carla de Quadros, narrou sua história de vida e sua constituição como docente a partir de suas memórias de estudante. Uma história de quem aprendeu a ser professor, no contexto da escola pública. De forma simples, fundamentada e bem divertida, os alunos do curso de pedagogia refletiram sobre o fazer docente.
Além dos alunos do curso de pedagogia, estavam presentes alunos da Universidade do Estado da Bahia, professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Santo Antonio de Jesus e os professores do curso de Pedagogia. Na noite desta quinta-feira (10) ainda haverá apresentação de artigos e relatos de experiências.  
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terça-feira, 8 de novembro de 2016

1º dia do SEMIC

Facemp: Roda de conversa e lançamentos de livros no IV SEMIC em Santo Antônio de Jesus

E o que vem a ser uma roda de conversa?  Um ambiente propício para o diálogo, em que todos possam se sentir à vontade para partilhar e escutar, de modo que o falado, o conversado seja relevante para o grupo, e suscite, inclusive, a atenção na escuta. Nas rodas de conversa, o diálogo é um momento singular de partilha.
E foi isso que aconteceu. A conversa se constituiu num espaço de formação, de troca de experiências, de ressonância coletiva, de construção e reconstrução de conceitos e de argumentos. A professora Daiana Araújo de Lima das Mercês foi Coordenadora da Roda de Conversa.
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Na noite desta terça-feira (08), professores da Facemp lançaram livros durante o 4º Seminário de Integração Curricular de Pedagogia (SEMIC) no auditório do Colégio Santo Antônio. Numa roda de conversa, a professora Cinthia Barreto Santos Souza, doutora em Família na Sociedade Contemporânea e autora do livro ‘Nomes de família’ falou sobre o relançando de sua obra que aborda sobre a história dos nomes em forma de narrativa autobiográfica. “Estou trazendo uma coletânea de livros escritos por grupo de pesquisa, o qual faço parte na Universidade Católica da Bahia. São trabalhos feitos através de narrativas autobiográficas. Este livro foi produzido pela Universidade Católica, e foi um trabalho muito tranquilo. Existe uma dificuldade de vender os livros, principalmente quando se tratam de textos acadêmicos científicos”, disse. Interessado em adquirir o livro, está disponível no SEMIC, na internet e na Universidade Católica. 
A professora Sandra Suely Oliveira, mestre em educação,  também lançou o livro ‘Educação a Distância’ que aborda sobre a importância dessa modalidade para o estudante. “Foi um livro pensado por vários pesquisadores que trabalham no CEAD ligado a Universidade aberta do Brasil na Universidade Federal do Piauí, visando sobre a qualidade dessa modalidade. É importante a gente pensar sobre a origem da educação a distância, porém mais importante hoje é  a gente pensar de que forma a educação a  distância pode se configurar um curso, uma modalidade de ensino com qualidade para formação”, explicou. O livro está disponível no site CVR. 
Destacando um tema muito atual, o professor Silvano Sulzart, mestre em Educação e Contemporaneidades, falou sobre seu livro ‘O Diário de Davi’, o qual discute como a escola lida com as crianças que sofrem Bullyng, característica LGBT. “Davi é um personagem de 12 anos negro e gordo que sofrem bullyng . A maior parte das escolas possuem a tendência de inviabilizar as questões do bulling, por isso eu trouxe esses personagens no livro”, disse. O livro foi escrito em 2012, contém 85 páginas e está disponível no site CRV. Já a professora Cristiane Lopes de Mota, mestre em História Regional e Local, traz em seu livro ‘O golpe de 1964’discussões sobre o ensino de história. “A importância do ensino de história é o aluno compreender a sua identidade e seu universo”, frisou. A conversa se constituiu num espaço de formação, troca de experiências,  ressonância coletiva, construção e reconstrução de conceitos e de argumentos.

sábado, 5 de novembro de 2016

Professoras do curso de Pedagogia da Facemp debatem sobre O LÚDICO NA CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR DA APRENDIZAGEM


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Em entrevista concedida ao Portal Tribuna do Recôncavo, as professoras do curso de Pedagogia Sandra Oliveira e Celidalva Reis, falaram ao repórter Hélio Alves sobre a importância do trabalho interdisciplinar que a Facemp desenvolve com os alunos da Instituição.
A professora Sandra Oliveira explicou como é o trabalho desenvolvido de maneira interdisciplinar do primeiro ao quarto semestre de pedagogia.
Sandra Oliveira: O curso de Pedagogia desenvolve um trabalho interdisciplinar em cada semestre, até o terceiro, trabalhamos com livros e a partir desses livros há uma discussão na sala  pegando pontos principais de cada disciplina e os alunos transformam em apresentações e discussões; já no quarto  semestre, nós temos o baú lúdico, que visa uma preparação para o estágio, pensar numa proposta pedagógica a partir da ludicidade.
Baú Lúdico – Semana Acadêmica
Já a professora Celidalva Reis, falou sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos no curso de pedagogia, utilizando a reciclagem na confecção de brinquedos para serem aplicados posteriormente no estágio.
A importância da reciclagem é inserir já esses alunos na construção de trabalhos, a partir da reciclagem, nós temos materiais que seriam descartados e eles reaproveitam. Os trabalhos realizados pelos alunos é uma releitura de atividades de jogos de brinquedos e brincadeiras que vai servir de recurso pedagógico para nossos alunos, então a partir do próximo semestre, quem está no 4º, irá para o 5º semestre, será o primeiro estágio de educação infantil, e eles já têm uma enorme quantidade de recursos para a proposta pedagógica na educação infantil”.
Questionada por Hélio Alves se a maioria dos estudantes que cursam pedagogia já exercem a área, a professora Celidalva esclareceu:
Temos uma quantidade sim de alunos que já são professores, mas uma parcela que ingressaram no curso de pedagogia e não são ainda da área vamos dizer da área de docência, ou seja eles exercem outras atividades como no comércio;  mas aqui na FACEMP, nós temos um diferencial porque a partir do 2º semestre com a disciplina Pesquisa e Prática os alunos já vão para a escola, já conhecem o chão da escola, o espaço escolar. Então quando os alunos chegam no 5º semestre já estão inseridos nesse espaço, não é mais novidade para eles.
A escola fala muito da forma interdisciplinar e muitos alunos saem do curso de pedagogia e não sabem o que é um trabalho interdisciplinar.  Eu [Celidalva] trabalho com a disciplina Pesquisa e Prática,  a professora Sandra trabalha com as Metodologias, outros professores com a didática e nós juntos fazemos um trabalho diferenciado. Então, nós estamos formando profissionais que vão estar nas escolas fazendo um trabalho interdisciplinar. (Jocinere Soares / Tribuna do Recôncavo)

5/11/2016


terça-feira, 1 de novembro de 2016

Vem aí o IV SEMIC

Com o tema: “FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE FIOS E DESAFIOS” a Facemp (Faculdade de Ciências Empresariais) de Santo Antônio de Jesus, realizará de 8 a 10 de novembro de 2016 o IV SEMIC – Seminário de Integração Curricular do curso de Pedagogia.