Dia 30 de março iniciamos nossa aula do sétimo semestre com uma live ministrada pela Pedagoga Rayane Aíslan que é Minas Gerais sobre o tema 'O Pedagogo e a Educação Não Formal'.
Também participaram os alunos do III e do V semestres, afinal este é um tema que interessa a todos do curso de pedagogia. Rayane começou falando da sua trajetória profissional pela educação formal até chegar à educação não formal. Evidenciou a importância do pedagogo em outras áreas, para além do contexto escolar, como projetos sociais, ONGs, pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial, dentre outras.
Atualmente é a pedagoga da Instituição de Acolhimento "Mundo Encantado", nos anexos 1 (criança) e 2 (adolescentes) e tem como função, buscar estratégias de intervenção para amenizar os conflitos vivenciados pelas crianças e adolescentes, garantindo o fortalecimento de vínculos, através do acompanhamento escolar, do planejamento e elaboração das atividades e rotinas da casa, na distribuição de tarefas para a sua organização; no esclarecimento de dúvidas acerca de seu processo de acolhimento e elaboração de atividades que promovam o seu desenvolvimento. Além disso, compõe o trabalho multidisciplinar com a equipe técnica e realiza estudo de casos de acolhimento; elabora relatórios para a Vara da Infância e Juventude; analisa projetos de voluntariado na criação de estratégias para interagir com a comunidade do entorno; no planejamento das ações para o trabalho com as famílias; elaborando junto com os demais da equipe, o Plano Individual de Atendimento (PIA) de cada abrigado; planeja e executa o plano semestral psicopedagógico da unidade e participa dos processos de desligamento das crianças e adolescentes acolhidos.
O trabalho pedagógico em instituições de acolhimento é importante para promover um espaço que seja educativo em todas as suas esferas, considerando todos os sujeitos ali envolvidos e possibilitando, através das relações existentes, experiências de crescimento e cuidado, uns com os outros e com o coletivo, de modo a transformar a realidade institucional em um espaço de desenvolvimento afetuoso, significativo e de qualidade para todos.
Os participantes fizeram alguns questionamentos e Rayne demonstrou muito
entusiasmo pelo trabalho que realiza e a satisfação que a educação não formal
colabora para a formação cidadã. Para o VII semestre foi muito válida esta
live, visto que a turma está realizando o Estágio Supervisionado III em Gestão
Escolar e Educação Não Formal.
Responsáveis pela ação: Professoras Celidalva Sousa Reis e Rosa Lúcia Lima Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário