sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Colação de grau do curso de Pedagogia













 Em cada solenidade de colação de grau, um professor é escolhido para homenagear os formandos. Esta turma, a professora Celidalva Souza Reis, foi a escolhida.

Suas palavras:


Meus queridos alunos formandos do Curso de Pedagogia da Facemp.  Esta é uma noite de muita alegria. Queridos, não conheço profissão mais valiosa e mais bonita que ser Professor.  Ser professor é prestar serviço, não apenas aos alunos, mas à sociedade, sim por que formamos, não apenas pessoas, mas cidadãos, profissionais de todas as áreas, capazes de perceber com detalhes todos os aspectos da sua atuação, capazes de analisar, criticar, julgar, e acima de tudo, cumprir seu papel perante a sociedade.

Durante este tempo do curso, pesquisamos, discutimos e debatemos muitos temas. Falamos de compromisso, de conceitos e definições de igualdade e equidade na educação, de práticas educativas, projetos, postura profissional, identidade docente, de humanidade - nossa capacidade de seres humanos verdadeiros, éticos e principalmente defensores do respeito ao próximo, da empatia para lidar   com o outro com nossos alunos. Sabemos que os últimos dois semestres foram bem difíceis ... Algo inesperado!!! pandemia.... corona vírus- transformou nossas vidas...  e que desafio!!! aulas remotas, mas juntos aprendemos a lidar com esta nova metodologia. Mas... educação é assim.... reinvenção, retroalimentação, revisão.

Hoje vocês desembarcam de uma viagem de quatro anos, e espero que enquanto eu fui um dos pilotos, assim como os demais professores se é que nós professores servimos assim para vocês, no sentido de mediar, orientar, intervir ...   interagir ... espero que eu tenha sido capaz de traduzir em palavras, gestos e atitudes a beleza de ser um professor/educador. Muitas vezes exigente, mas tenham a certeza que sempre foi pensando no futuro profissional de cada um e cada uma.    Freire no seu livro Pedagogia da autonomia assinala sobre a “boniteza de ser gente”, da boniteza de ser professor ... que o “ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Este nosso grande educador chama a atenção com grande maestria para a essencialidade do componente estético da formação do professor – da beleza que é ensinar e aprender sempre. Portanto continuem a caminhada... não parem de estudar... aqui é só um primeiro aeroporto para próxima viagem- a caminhada é longa e façam valer este diploma de Pedagogia da Facemp com nota 5,0 instituída pelo MEC que estão recebendo. Desejamos muito sucesso e PARABÉNS... para todos vocês, agora minhas colegas pedagogas Aline Conceição Santos, Ana Paula Conceição de Jesus , Bruna Samela dos Santos  Souza, Caroline de Jesus Santos, Daniela Santana da Silva, Eveline Michelle dos Santos  Rosário, Geisa Carla dos Santos  Nogueira Lima, Iasmin Andrade Santos, Ildiane Priscila Cerqueira dos Santos, Jeane Silva da Cruz,  Lélia dos Santos  Oliveira, Lucineide Sena Rangel, Maíli dos Santos Lôbo, Maria de Fátima Reis dos Santos, Quézia de Santana Souza Freitas, Sara Salles Souza e um colega pedagogo Valdir Borges dos Santos. Muito obrigada!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário