Produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos, o filme “vida Maria” (Ceará, 2006) é uma pequena produção com uma mensagem enorme: a valorização da educação nos primeiros anos de vida.
O curta narra a história da personagem Maria, uma menina de cinco anos que se esforça para aprender a escrever o próprio nome. Enquanto isso, a mãe, uma mulher da roça e sem instrução, a desestimula dizendo “não perca tempo tentando ‘desenhar’ o seu nome”.
Então, a menina se vê obrigada a abandonar os estudos para trabalhar e ajudar nos afazeres domésticos. Uma concepção de infância esvaziada, que considera o indivíduo apenas um braço a mais para o trabalho.
Após exibição do filme Vida Maria foi aberta discussão com os alunos a partir das
seguintes questões:
Vida
Maria, destaca as experiências subjetivas e relacionais dos membros de um
grupo familiar do nordeste do Brasil, em um contexto de alta vulnerabilidade
socioeconômica.
A
partir do rompimento dos sonhos de infância, que são substituídos pela dura
realidade laboral do cotidiano doméstico, o vídeo abre para discussões sobre
ausência de escolarização, a socialização de gênero e a reprodução das
dinâmicas culturais, evidenciando que as configurações familiares são modeladas
pelos contextos históricos, econômicos e culturais nos quais se inserem. De que
maneira a educação poderia contribuir para uma formação do sujeito do campo?
Qual o papel da mulher nesse contexto social?
Diante
da ausência de perspectivas, as gerações de Marias se deparam com o cenário
imutável, restrito ao duro trabalho realizado em sua residência e seus
arredores. Por que a ausência da educação contribui para a reprodução desses
contextos culturais, evidenciados nos contextos históricos, econômicos e
culturais?
Darci
Ribeiro dizia: A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto...
diante disso e do contexto apresentado
no vídeo Vida Maria , que aspectos precisamos intervir enquanto pedagogos e
pedagogas para construir um projeto de educação que promova mudança de
realidades e construa possibilidades para a produção de conhecimento?
Participação ativa dos alunos. A atividade nos fez pensar o que fazemos ou podemos fazer para contribuir na quebra de ciclos de "Marias" que se perpetuam pelo Brasil a fora?
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