segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Finalizando o semestre: é hora de agradecer


 





Bancas de TCC



No período de 15 a 17 de dezembro de 2020 aconteceram as Bancas para avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, dos alunos de Pedagogia da FACEMP. A professora Rita de Cássia Vieira Matos em nome da FACEMP agradeceu aos professores do curso e às organizações locais e aos participantes das pesquisas por disponibilizarem dados para a realização dos trabalhos, tão importantes na formação dos futuros pedagogos. 

Defesa do dia 15 de dezembro de 2020

1.      EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGIC, elaborado pelos acadêmicos: Daniela Santana da Silva, Mirian Oliveira dos Santos, Valdir Borges dos Santos, aprovado, tendo como orientadoras as Prof.ª Celidalva Souza Reis e Prof.ª Sandra Suely Oliveira e banca examinadora a prof.ª   Patrícia Maria Paula Santos D’Ávila Pires.

2.      EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, elaborado pelas acadêmicas: Joelma Gonzaga Rocha e Lucineide Sena Rangel, aprovado, tendo como orientadoras as Prof.ª Sandra Suely Oliveira e Prof.ª  Celidalva Sousa Reis e banca examinadora a prof.ª Cristiane Lopes Mota. 


3.      A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: PARCERIA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE DO 2º ANO NOS ANOS INICIAIS DURANTE O ENSINO REMOTO, elaborado pelas acadêmicas: Ildiane Priscila Cerqueira dos Santos e Sara Salles Souza, aprovado , tendo como orientadoras as Prof.ª Celidalva Sousa Reis e Prof.ª Sandra Suely Oliveira  e banca examinadora o prof.ª   Cristiane Lopes Mota.

4.      EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO:  FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE SAJ, elaborado pelas acadêmicas: Caroline de jesus santos e Iasmin Andrade Santos, aprovada, tendo como orientadoras a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e Profª Celidalva Sousa Reis e banca examinadora a prof.ª Patrícia Maria Paula Santos D’Ávila Pires.

5.      A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS SOBRE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA, elaborado pelas acadêmicas: Bruna Samela dos Santos Souza, Ana Claudia Silva Souza e Beatriz dos Santos Rodrigues, aprovado,  tendo como orientadoras a Prof.ª Celidalva Sousa Reis e a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e  banca examinadora a Prof.ª Patrícia Maria Paula Santos D’Ávila Pires.

6.      CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: O PROCESSO DE INCLUSÃO DAS CRIANÇAS CIGANAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO FELIPE-BA, elaborado pela acadêmica: Maria de Fátima Reis dos Santos, aprovado , tendo como orientadoras a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e a Prof.ª Celidalva Sousa Reis e banca examinadora o prof.ª Cristiane Lopes da Mota.

7.      O DIREITO DE BRINCAR: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, elaborado pelos acadêmicos: Eveline Michelle dos Santos Rosário e Gabriel Resende de Oliveira Nunes de Almeida, aprovado, tendo como orientadoras a Prof.ª Celidalva Sousa reis e a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e banca examinadora A Prof.ª Rosa Lúcia Oliveira Lima.

 

Defesa do dia 16 de dezembro de 2020

8.      EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, elaborado pela acadêmica: Geisa Carla dos Santos Nogueira Lima, aprovado, tendo como orientadoras a Prof.ª Celidalva Sousa reis e a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e banca examinadora A Prof.ª Renata sande Bitencourt.

 

9.      A MÚSICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, elaborado pela acadêmica: Cleide Helena Oliveira Souza, aprovado , tendo como orientadoras a Prof.ª Celidalva Sousa reis e a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e banca examinadora a Prof.ª Rosa Lúcia Oliveira Lima

 

10.  PEDAGOGIA SOCIAL:  A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, elaborado pela acadêmica: Ângela Sampaio da cruz, aprovado , tendo como orientadoras a Prof.ª Celidalva Sousa reis e a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e banca examinadora A Prof.ª Rita de Cássia Vieira Matos

 

11.  NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTO AO ENSINO SUPERIOR, elaborado pela acadêmica: Lélia dos Santos Oliveira, aprovado, tendo como orientadoras a Prof.ª Celidalva Sousa reis e a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e banca examinadora A Prof.ª Rosa Lúcia Oliveira Lima.

 Defesa do dia 17 de dezembro de 2020

12.  INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, elaborado pelas acadêmicas: Geane Silva   da Cruz e  Quézia de Santana Souza Freitas, aprovado,  tendo como orientadoras a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e a Prof.ª Celidalva Sousa Reis  e banca examinadora o prof.ª Daiana Araújo de Lima das Mercês.

13.  ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE: NARRATIVAS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, elaborado pelas acadêmicas: Iony Oliveira Moreira Cerqueira e Joseane Oliveira Correia Moreira, aprovado, tendo como orientadoras a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e a Prof.ª Celidalva Sousa Reis  e banca examinadora o prof.ª Daiana Araújo de Lima das Mercês.

14.  FORMAÇAO DO SUJEITO LEITOR:  CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA    EDUCAÇÂO INFANTIL, ELABORADO PELAS ACADÊMICAS: Heloisa Sales Santos e Joseny Amaral dos Santos Brito, aprovado, tendo como orientadoras a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e a Prof.ª Celidalva Sousa Reis e banca examinadora o prof.ª Daiana Araújo de Lima das Mercês.

15.  EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO: NARRATIVAS DAS FAMÍLIAS SOBRE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE SEUS FILHOS AUTISTAS: Ana Paula Conceição de Jesus e Jaqueline Almeida dos Santos, aprovado, tendo como orientadoras a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e a Prof.ª Celidalva Sousa Reis e banca examinadora o prof.ª Rita de Cássia Vieira Matos

16.  RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEMPO DE PANDEMIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES, elaborado pelas acadêmicas: Aline Conceição Santos e Maíli dos Santos Lôbo, aprovado, tendo como orientadoras a Prof.ª Celidalva Sousa reis e a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e banca examinadora A Prof.ª Rosa Lúcia Oliveira Lima.

17.  EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO: NARRATIVAS DO PROFESSOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Joseane Brito dos Santos e Vanelma Pereira Santos, aprovado , tendo como orientadoras a Prof.ª Sandra Suely Oliveira e a Prof.ª Celidalva Sousa Reis e banca examinadora o prof.ª Rita de Cássia Vieira Matos

 

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

 Na despedida do oitavo a emoção foi muito grande. Os professores foram homenageados com acróstico. Muito linda homenagem. Gratidão





quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Projeto Integrador do segundo semestre


 Olá queridos!

Nós do segundo semestre de Pedagogia estamos passando para convidar vocês para o nosso Projeto Integrador. Que tem como base o livro "Professora sim, tia não" do incrível autor Paulo Freire.
Contamos com a presença de todos, desde já nosso muito obrigado!
O projeto será via meet, o link será disponibilizado para todos minutos antes do evento.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Momento de despedida do oitavo semestre



 

Projeto Integrador - PI

 O projeto integrador -PI busca oportunizar aos alunos a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula através da produção intelectual e da elaboração de material teórico/prático, utilizando-as como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas em cada semestre, procurando resultar na sedimentação do saber. Outro objetivo pleiteado é o de possibilitar aos alunos exercitar a prática profissional, ainda como acadêmicos, interligada ao suporte teórico, assim como produzir conhecimento através da vivência do saber fazer, oferecendo aos mesmos a oportunidade de desenvolvimento de hábitos e processos de trabalho em equipe, onde os integrantes desempenham suas funções de forma colaborativa, valorizando a integração de vocações complementares, tais como: o gerenciamento de equipes, a gestão do tempo, o planejamento e a visão geral do processo produtivo grupal; constituindo-se este aspecto no saber ser.

Vamos conhecer um pouco sobre o grande autor da educação, Paulo Reglus Neves Freire. 

Foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Paulo tinha formação na Faculdade de Direito do Recife, PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes), Universidade Federal de Pernambuco.

Nascido em 19 de setembro de 1921 na localidade de Recife e falecido em 2 de maio de 1997 na localidade de São Paulo. 

Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. 

Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação).

Freire ressalta a importância da dimensão cultural no processo de transformação, pois a educação é mais do que uma instrução, para ser transformadora deve enraizar-se na cultura dos povos.

 Ele defendia uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que fosse transformada por meio do diálogo.

A leitura para Freire consiste em ler a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é ler e ler é transformar.



Indicaremos pra vocês algumas das grandes obras do autor Paulo Freire. 
Pedagogia do oprimido
Pedagogia da esperança 
Pedagogia da autonomia
Política e educação
Professora sim, tia não 
Educação e Mudança
Medo e ousadia: O cotidiano do professor



Até onde pode ir à relação entre alunos e professores? Professora sim, tia não? 
Esse é um convite a você, para conhecer sobre o projeto integrador da turma de Pedagogia, Segundo Semestre 2020. 
Nesse projeto teremos como tema o livro “PROFESSORA SIM, TIA NÃO” do autor PAULO FREIRE. 
A intenção desse texto é mostrar que a tarefa do ensinante, que é também aprendiz, sendo prazerosa é igualmente exigente.
Para ser professora precisa-se da coragem de ousar pra ficar ou permanecer ensinando por longo tempo nas condições que conhecemos: mal remunerados, desrespeitados e resistindo ao risco de cair vencidos pelo cinismo. 
A tarefa de ensinar é uma tarefa profissional que, no entanto, exige amorosidade, criatividade, competência cientifica que exige a capacidade de brigar pela liberdade. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, militância, especificidade no seu cumprimento enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco. Ser professora implica em assumir uma profissão enquanto não se é tia por profissão. 
Querer desvincular a identificação de um professor como tia não significa de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia.  No entanto, sim que o professor tem sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Seminário de estágio 2020.2


     

O Seminário promoveu a discussão dos saberes e fazeres construídos, dificuldades vivenciadas, sugestões e melhoria da prática pedagógica. Foi o momento de apresentação de processos e experiências formadoras, socializando os resultados das atividades desenvolvidas pelos estagiários, bem como a avaliação das propostas de estágio nos diferentes espaços. Nessa perspectiva, o Seminário simbolizou, também, um momento de uma prática carregada de sentido, emoção e significação nas vozes ecoadas pelos estagiários.



Jornal das Corujas : Edição nº 14


 Jornal das Corujas

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

SEMIC 2020- GRATIDÃO

Profº Allan Saam

Profª Tiana Reis
Profª Cristiane Mota
Profº Edinaldo Oliveira
Profª Rubi Vieira

 Profª Sandra Oliveira

NOITE DE MUITA ALEGRIA! SEMIC 2020











 

Dia 25/11

PALESTRA 2-

A MULHER NEGRA EM CORDEIS DE JARID ARRAES

Horário: 19h

Via Google Meet

Por Rubiane Vieira de Jesus

Alunos convidados: Alan Silva, Cristiane Reis

Mediadora: Professora Sandra Oliveira

SEMIC 2020 - PROGRAAÇÃO DA SEGUNDA NOITE

 

As lutas pelo fim da escravidão, pela educação, e pelo ato de escrever, entre outros, nos séculos de vivência destas mulheres são exemplos que se corporificam nos cordéis de Arraes. Em muitos cordéis, a educação foi o meio de se libertar e lutar pelos seus direitos. Hoje, através dos cordéis de Jarid  Arraes, a professora Rubi Vieira  vai trazer para a nossa reflexão, quatro destas mulheres negras, Dandara dos Palmares, Tia Ciata, Maria Felipa e Carolina Maria de Jesus.

E, para nosso orgulho, contaremos com dois profissionais formados pela Facemp, Alan e Cris. 
Esta é a programação da segunda noite do oitavo Semic que será mediada pela professora Sandra Suely.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Semic 2020- O papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação



Com a alegria estamos abrindo o 8º Seminário de Integração Curricular do  curso de Pedagogia da FACEMP. O SEMIC é um evento anual, que acontece sempre no mês de novembro. O SEMIC tem como objetivo reunir estudantes dos cursos de licenciaturas, professores da educação básica e pesquisadores, no intuito de trocar experiências sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no bojo das instituições escolares.

Nesta sexta edição, estamos realizando num novo modelo, de forma virtual, mas com o mesmo entusiasmo e com a parceria e compromisso de toda equipe.

tema:O PAPEL DA ESCOLA NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO

E qual a importância de levar essa discussão para dentro da sala de aula?

Esse é um tema que deve envolver toda a sociedade brasileira, mas é importante que professores e estudantes construam a partir da escola um ambiente de respeito às diferenças, independentemente de seu pertencimento étnico-racial. E a escola tem que assumir também seu papel de trabalhar para combater o racismo e a discriminação de qualquer tipo. 

PROGRAMAÇÃO: Dia 24/11

PALESTRA 1- Dia 24/11

Horário: 19h

Via Google Meet

SOCIEDADE, DIREITOS E CIDADANIA NO BRASIL REPUBLICANO

Por Edinaldo Antônio Oliveira Souza

Mediadora: Cristiane Mota












quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Tudo pronto para o 8º SEMIC

 

Tem novidade para você de Pedagogia!
É o nosso 8 º Seminário de Integração Curricular - SEMIC que especialmente esse ano será totalmente virtual, mas com debates muito importantes e um tema bem próximo do nosso dia a dia, do nosso momento atual: “O papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação”.
As palestras, os palestrantes e os horários estão imperdíveis!

24 e 25/11, às 19h, pela plataforma virtual Google Meet.