sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

MEMORIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE...



“A história de cada indivíduo traz em si a memória do grupo social ao qual pertence".(ORTEGA Y GASSET).

Usar narrativas como instrumento de formação de professores tem sido um expediente bem sucedido. Não basta dizer que o professor tem de ensinar partindo das experiências do aluno se os programas que pensam sua formação não os colocarem, também, como sujeitos de sua própria história.
O professor constrói sua performance a partir de inúmeras referências. Entre elas estão sua história familiar, sua trajetória escolar e acadêmica, sua convivência com o ambiente de trabalho, sua inserção cultural no tempo e no espaço. Provocar que ele organize narrativas destas referências é fazê-lo viver um processo profundamente pedagógico, onde sua condição existencial é o ponto de partida para a construção de seu desempenho na vida e na profissão. Através da narrativa ele vai descobrindo os significados que tem atribuído aos fatos que viveu e, assim, vai reconstruindo a compreensão que tem de si mesmo.
Ontem, o quarto semestre concluiu : Memória, memoriais como artefatos na pesquisa e formação docente. Cada aluno colocou à mesa, para degustação, o seu prato relacionando- o  à memória da infância. Muito emocionante.


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