quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Projeto Integrador - PI

 O projeto integrador -PI busca oportunizar aos alunos a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula através da produção intelectual e da elaboração de material teórico/prático, utilizando-as como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas em cada semestre, procurando resultar na sedimentação do saber. Outro objetivo pleiteado é o de possibilitar aos alunos exercitar a prática profissional, ainda como acadêmicos, interligada ao suporte teórico, assim como produzir conhecimento através da vivência do saber fazer, oferecendo aos mesmos a oportunidade de desenvolvimento de hábitos e processos de trabalho em equipe, onde os integrantes desempenham suas funções de forma colaborativa, valorizando a integração de vocações complementares, tais como: o gerenciamento de equipes, a gestão do tempo, o planejamento e a visão geral do processo produtivo grupal; constituindo-se este aspecto no saber ser.

Vamos conhecer um pouco sobre o grande autor da educação, Paulo Reglus Neves Freire. 

Foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Paulo tinha formação na Faculdade de Direito do Recife, PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes), Universidade Federal de Pernambuco.

Nascido em 19 de setembro de 1921 na localidade de Recife e falecido em 2 de maio de 1997 na localidade de São Paulo. 

Para Paulo Freire, toda educação é política – e não existe neutralidade. 

Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação).

Freire ressalta a importância da dimensão cultural no processo de transformação, pois a educação é mais do que uma instrução, para ser transformadora deve enraizar-se na cultura dos povos.

 Ele defendia uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que fosse transformada por meio do diálogo.

A leitura para Freire consiste em ler a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é ler e ler é transformar.



Indicaremos pra vocês algumas das grandes obras do autor Paulo Freire. 
Pedagogia do oprimido
Pedagogia da esperança 
Pedagogia da autonomia
Política e educação
Professora sim, tia não 
Educação e Mudança
Medo e ousadia: O cotidiano do professor



Até onde pode ir à relação entre alunos e professores? Professora sim, tia não? 
Esse é um convite a você, para conhecer sobre o projeto integrador da turma de Pedagogia, Segundo Semestre 2020. 
Nesse projeto teremos como tema o livro “PROFESSORA SIM, TIA NÃO” do autor PAULO FREIRE. 
A intenção desse texto é mostrar que a tarefa do ensinante, que é também aprendiz, sendo prazerosa é igualmente exigente.
Para ser professora precisa-se da coragem de ousar pra ficar ou permanecer ensinando por longo tempo nas condições que conhecemos: mal remunerados, desrespeitados e resistindo ao risco de cair vencidos pelo cinismo. 
A tarefa de ensinar é uma tarefa profissional que, no entanto, exige amorosidade, criatividade, competência cientifica que exige a capacidade de brigar pela liberdade. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, militância, especificidade no seu cumprimento enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco. Ser professora implica em assumir uma profissão enquanto não se é tia por profissão. 
Querer desvincular a identificação de um professor como tia não significa de modo algum, diminuir ou menosprezar a figura da tia.  No entanto, sim que o professor tem sua responsabilidade profissional de que faz parte a exigência política por sua formação permanente.

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