O projeto integrador -PI busca oportunizar aos alunos a vivência dos conteúdos ministrados em sala de aula através da produção intelectual e da elaboração de material teórico/prático, utilizando-as como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas em cada semestre, procurando resultar na sedimentação do saber. Outro objetivo pleiteado é o de possibilitar aos alunos exercitar a prática profissional, ainda como acadêmicos, interligada ao suporte teórico, assim como produzir conhecimento através da vivência do saber fazer, oferecendo aos mesmos a oportunidade de desenvolvimento de hábitos e processos de trabalho em equipe, onde os integrantes desempenham suas funções de forma colaborativa, valorizando a integração de vocações complementares, tais como: o gerenciamento de equipes, a gestão do tempo, o planejamento e a visão geral do processo produtivo grupal; constituindo-se este aspecto no saber ser.
Vamos conhecer um pouco sobre o
grande autor da educação, Paulo Reglus Neves Freire.
Foi um educador e filósofo
brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da
pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É
também o Patrono da Educação Brasileira.
Paulo tinha formação na Faculdade de
Direito do Recife, PUC-SP - Campus Monte Alegre (Perdizes), Universidade
Federal de Pernambuco.
Nascido em 19 de setembro de 1921 na
localidade de Recife e falecido em 2 de maio de 1997 na localidade de São
Paulo.
Para Paulo Freire, toda educação é
política – e não existe neutralidade.
Enquanto a missão da “educação
bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade,
a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los
e levá-los à ação (libertação).
Freire ressalta a importância da
dimensão cultural no processo de transformação, pois a educação é mais do que
uma instrução, para ser transformadora deve enraizar-se na cultura dos povos.
Ele defendia uma ação educativa
que não negasse sua cultura, mas que fosse transformada por meio do diálogo.
A leitura para Freire consiste em ler
a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que
nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é
ler e ler é transformar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário