sexta-feira, 20 de março de 2015

21 de março Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março marca, anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data tem como objetivo mostrar a importância da luta e a necessidade de inclusão dos portadores de Síndrome de Down e dos seus respectivos pais, amigos e parentes, para que tenham direitos iguais.
O nome Síndrome de Down é em lembrança ao médico britânico John Langdon Down, que descreveu o problema em 1862. A causa genética, porém, só foi descoberta em 1958, por Jérôme Lejeune, que descobriu a existência da cópia extra no cromossoma 21. A probabilidade de se ter o problema está estimada em 1 caso a cada 1000 nascimentos. É caracterizada pela presença de 47 cromossomas nas células, enquanto que o normal são 46 cromossomas, ou 23 pares. Assim, o cromossoma extra provoca as diferenças físicas e mentais.
Para que ficasse bem marcada a data, foi escolhido o dia 21 de março como o Dia Internacional da Síndrome de Down fazendo referência ao problema dos cromossomas (21/03), aludindo assim ao par 21 que possui 3 cromossomas.
É importante destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa dentro da diversidade humana. Enquanto pessoas com deficiência, elas têm seus direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional.
As pessoas com Síndrome de Down têm dado lições ao mundo de que os limites e barreiras estão na sociedade. Elas hoje estão nos bancos escolares, em postos de trabalho, nas universidades, são atores, repórteres, vendedores, fotógrafos, dentre tantas outras profissões, ocupando um lugar próprio e digno na sociedade.
Em comemoração a este dia tão significativo. Sra Zenília Brandão Santos, mãe de Ró, fez uma belíssima homenagem parabenizando todos os portadores de Down.

“Sou mãe de um Down que me fez ver a vida de outra forma, mostrou-me o quanto o amor supera tudo. De um amor tão envolvente, cálido, com o qual envolve o próximo. Que ama e não se atém aos defeitos dos outros. Envolve a todos com a macia atadura de amor. Um amor verdadeiro sem limites. Obrigada aos Downs por este dia tão importante. Parabéns!”.
Essa foi a mensagem da senhora Zenília à todos os portadores da síndrome de Down que mostram que ser diferente é normal. 
Infelizmente, hoje em dia ainda há muito preconceito. Uma das ações que podemos contribuir para diminuir a exclusão da pessoa com síndrome de Down é o convívio social. Se você conhece alguma criança com Down, faça com que ela se sinta a vontade em meio aos seus outros amigos seja na escola, ou em qualquer outro lugar.
É muito importante a inclusão social dessas crianças. Elas são assim como outras, brincam, estudam, aprendem, porém são especiais. A criança que nasce com este distúrbio genético deve ser muito amada, estimulada pelos pais, irmãos, amigos para que assim, ela possa desenvolver todo seu potencial.




"Que sejamos leves. Que sejamos livres de preconceitos.”
Diga NÃO á Discriminação!!!

Fonte: Blog do Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário