segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Luz, Câmera e Educação

Os  alunos do curso de Pedagogia da Facemp vão ao cinema no dia 09/11


Para Duarte (2006, p.17) “ver filmes  é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais.” Dentro do contexto da utilização do cinema como veículo, ferramenta de ensinar temos a oportunidade de enfocar aspectos históricos, literários e cinematográficos, seja de forma separada e/ou em conjunto.
O cinema é uma ferramenta de trabalho motivadora, inovadora, bem como instrumento capaz de envolver várias disciplinas e conteúdos programáticos num mesmo momento.
O cinema, enquanto mídia educativa possui grande potencial pedagógico uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explanação, podendo servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências.
A importância da utilização de filmes no contexto educativo acaba refletindo na formação dos professores uma vez que os docentes necessitam adequar-se à ótica do filme como elemento comunicacional e pedagógico no ensino. Assim, o valor das produções cinematográficas para a formação docente está presente na sensibilização do professor em temáticas que se  fazem presentes no contexto educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário