Oficina1
Literatura e interdisciplinaridade: lendo as
entrelinhas
A oficina “Literatura e interdisciplinaridade: lendo as
entrelinhas” baseia-se no princípio de que toda leitura, inclusive dos textos
literários, é um processo de interação, em que se coloca em jogo não apenas os
conhecimentos linguísticos, mas, também, os conhecimentos socioculturais do
receptor. Tal princípio revela que, em um processo de leitura, a significação
de uma produção textual se concretiza a partir da compreensão realizada pelo
leitor, o qual criará vínculos entre conceitos já elaborados e informações
observáveis no texto, formulando, assim, uma interpretação sobre aquilo que se
lê.
Nesse sentido, a abordagem interdisciplinar apresenta-se
como um método enriquecedor no processo de ensino/aprendizagem, já que se criam
possibilidades de estabelecer um diálogo entre as áreas de conhecimento.
Faz-se, portanto, uma leitura das entrelinhas, daquilo que não está explicito
na superfície do texto, mas que pode ser recuperado a partir de estratégias de
leitura, o que, certamente, colaborará para que as dificuldades de compreensão
textual sejam dissolvidas.
Profª Lana Cristina Oliveira |
Oficina 2
OFICINA DOBRANDO
SONHOS
O origami é uma arte
milenar japonês, onde são criadas figuras através das dobraduras em papel. Essa
cultura milenar era transmitida de geração em geração, numa época em que o povo
japonês não desperdiçava nada, mas reutilizava até as sobras de papel.Com isso,
a arte do origami ganhou espaço e suas técnicas foram sendo divulgadas por todo
o mundo; livros explicativos foram escritos, imagens do passo a passo para se
montar uma figura foram criadas e, aos poucos, a arte japonesa chegou a todos
os cantos do planeta.
Profª Josenilda Santana Alves |
Oficina 3
Literatura
de Cordel Profª Ivonete Barbosa
Oliveira
O projeto tem como
principal objetivo o incentivo à leitura, mas atentando-se para a parte
estrutural que compõe o cordel: (Quantidade de estrofes por página) e o seu enredo (A qualidade da informação, que pode
ser histórica, fictícia, informativa, política, etc.), buscando formar um
leitor de cordel que seja capaz de identificar métrica (a quantidade de sílabas poéticas de
cada estrofe),rima (observar
se o autor usa a rima verdadeira ou a rima aparente) e estilo (se o cordel está escrito em quadra,
sextilha ou septilha) e as xilogravuras, além de trazer conhecimentos sobre os
mais variados temas abordados em projeto interdisciplinares desenvolvidos no
âmbito escolar.
OBJETIVOS:
·
Utilizar a
literatura de cordel como instrumento de estímulo à leitura e à escrita;
·
Incentivar o
estudo da construção de versos com uso da métrica poética, como quadra,
sextilha, setilha, quadrão, décima, etc;
·
Incentivar a
utilização da literatura de cordel como recurso pedagógico acessível para
discussão de temas como: discriminação racial, consciência ambiental, combate à
violência, etc.
Esse Seminário foi show!!! Amei
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