O coordenador pedagógico - gerador de conforto ou gerenciador de conflitos?
O
coordenador pedagógico ainda se confunde com os diversos papéis que esse
profissional desempenhou ao longo da historia da educação:
Chefe, fiscalizador, provedor, organizador de eventos, apaziguador de conflitos, regente...
Hoje,
buscamos uma identidade caracterizada pela parceria, formação, um
articulador de estratégias, aquele que, por ter um olhar distanciado,
pode estranhar o que parece tranquilo e acomodado e convidar o grupo a
resignificar seu olhar e suas práticas.
Esse, então, configura-se num novo
desafio:
Quais os desafios e encaminhamentos
de uma formação que o apoie a reconhecer-se como um profissional reflexivo, um
sujeito autor que cria e recria suas ações a partir das reflexões sobre seus
fazeres, em busca de coerência entre suas intenções e ações enquanto formador?
Quais as representações culturais e concepções de aprendizagem e desenvolvimento e ideias sobre formação que ainda sustentam as ações do coordenador pedagógico. Como pensar no conceito de formação dentro de uma proposta socio interacionista de desenvolvimento? (o que pensamos ser formação?)
· Como estão estruturados os processos formativos (formação
inicial e continuada) desse profissional - em que
momentos nas formações pontuais nos debruçamos sobre as especificidades e os
saberes necessários ao fazer de um formador? (vale ressaltar que o mesmo curso
forma professores, coordenadores e diretores).
· Qual o olhar desse profissional sobre sua própria
identidade (o que ele pensa ser o seu papel)
· Quais as expectativas do grupo quanto a sua atuação (Como o grupo vê esse profissional)
· Quais as experiências formativas necessárias para a formação de um profissional com autonomia
intelectual e que seja capaz de estabelecer relações crítico reflexivas entre
as concepções, intenções e ações que envolvem sua realidade.
· Como garantir a dialogicidade no processo formativo do CP
para que as discussões dos momentos de
formação se reflitam efetivamente nas suas ações no chão da escola
· Questões estruturais e organizacionais da própria escola (espaços, tempos e materiais que envolvem e implicam em
sua atuação)
Toda
e qualquer reflexão sobre os desafios da formação
desse profissional que se proponha a ir para além de uma discussão
superficial e conceitual pedira considerar essas questões mas o processo de crescimento do ser
humano está na sua predisposição em aceitar o desafio, na sua reflexão sobre a
prática e se fortalece muito mais nas suas dúvidas e dificuldades, do que nas
respostas e certezas.
Respostas, que terão real significado para o grupo, por nascerem da
legitimidade, da autoria, do protagonismo e da corresponsabilidade de todos e
de cada um no processo de reflexão que nos permite sermos donos da nossa vida e
da nossa história.
Que não dá a outros o mérito de pensar sobre nossa docência, posto que
desejamos ser mais do que meros “fazedores” do nosso oficio.
Fonte: Formar e Formar-se - Desafios do Coordenador Pedagógico
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