terça-feira, 18 de junho de 2013

A transformação da Educação Escolar e sua influência na sociedade contemporânea


              
  A sociedade contemporânea tem como base o sistema capitalista, no qual todos os indivíduos se esforçam para acumular riquezas com o objetivo de atingir um determinado status. Percebemos a divisão da sociedade em duas partes: a primeira que tem um acesso fácil a alguns meios de comunicação mais avançados, obtendo assim muito mais conhecimento. E um segundo grupo que, devido à desigualdade gerada pelo capitalismo, deixa de ter acesso à alguns destes meios de comunicação, e, consequentemente, às informações gerais sobre mundo e sobre cultura. É justamente este acesso à informações, de maneira rápida e constante, que possibilita uma maior socialização de conhecimento que contribuem para o desenvolvimento do
Assim, como a escola está inserida na sociedade, toda essa característica reflete sobre ela e sobre os educadores, que necessitam buscar meios para equilibrar esta realidade na sala de aula, lidando com alunos que são totalmente diferentes uns dos outros.  Nesse contexto, o educador não é mais considerado o único a ter conhecimento, pois o acesso à informação está disponível a todos, através da televisão, do celular, e em especial da internet, que tem contribuído para uma socialização de informações de maneira rápida e eficaz.


          O educador passa a ser um mediador dessa tecnologia orientando o que é ou não correto, já que essa vasta rede possui tanto conteúdos verdadeiros como também informações distorcidas sobre qualquer assunto. Neste sentido, a internet tem sido uma via de mão dupla na qual podemos usá-la para expandir ou limitar nossos horizontes dentro da educação.
          Em uma entrevista concedida a revista veja, o Assessor de Comunicação e Informação da UNESCO para o MERCOSUL, Guilherme Godoi, que é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), discute sobre o uso da tecnologia em ambiente educacional. “Censos educacionais realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostram que a maioria das escolas públicas já tem à sua disposição uma série de tecnologias. No entanto, a presença dessas ferramentas não significa necessariamente uso adequado delas. O que de fato se nota é que ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional.”
Guilherme Godoi (2010, p. 40) afirma que "ainda é preciso avançar muito. Os dados disponíveis mostram que, infelizmente, ainda é muito incipiente a formação de professores com a perspectiva de criação de competências no uso das tecnologias na escola. Com relação à formação continuada, ou seja, à atualização daqueles profissionais que já estão em serviço, aparentemente nós temos avanços um pouco mais concretos. Há uma série de programas disponíveis que oferecem recursos a eles".

“Se a escola não quiser ficar estagnada tem que acompanhar o desenvolvimento que o rodeia, interagindo comas transformações ocorrida na sociedade e mundo”.

(Isabel Alarcão)

Percebemos, então, que não basta ter muitas ferramentas para auxiliar na educação, é preciso, antes de tudo, preparar os professores para fazer o melhor uso possível deste material, e por consequência, contribuir na formação cultural do aluno.  

 No Brasil, a educação não tem recebido por parte do governo a devida atenção para que acompanhe o ritmo de mudanças tecnológicas que vem ocorrendo dentro do nosso próprio país. Podemos encontrar em nossas escolas diferentes realidades como: escolas onde não existem salas de informática e nem acesso a internet, enquanto em outras possuem este recurso, no entanto, não são usados porque o profissional não tem preparo para fazer uso destas ferramentas. Então, não basta ter os meios tecnológicos se o professor não souber utilizá-los

A sociedade contemporânea exige da nossa escola a formação de um profissional culto, crítico e capaz de produzir e realizar as mais variadas tarefas dentro um grupo.


Neste sentido a internet tem sido uma via de mão dupla na qual podemos usa-la para expandir ou limitar nossos horizontes dentro da educação”.

Segundo Ana Regina Carrara (2010) as sociedades contemporâneas estão sendo configuradas pelo contínuo avanço científico das chamadas tecnologias da informação e comunicação ou Tics. Esse avanço possibilitou uma nova dinâmica dos fluxos de informações entre pessoas de todo planeta. Dessa forma, as pessoas estão mais voltadas para uma educação tecnológica, deixando de lado a cultura, que vem vinculada com a educação, ou seja, a cada dia as pessoas deixam de participar de eventos culturais como: musicais, cinema, teatro e até mesmo ler um livro, devido ao alto custo que eles representam, e isso vem causando um isolamento social de grupos que se limitam a fazer parte das redes sociais. Desta forma perde-se o grande motor da cultura educativa, a valorização da potência humana.

Apesar de em alguns discursos oficiais ouvimos que a educação é fonte de desenvolvimento humano, cultural, social e econômico, percebemos que a escola não está conseguindo acompanhar o desenvolvimento social, pois a mesma continua em passos lentos. Algumas instituições de ensino não têm como estimular ao aluno, da mesma forma que alguns professores não se sentem apoiados pelos governantes.

É preciso envolver todos nesse processo de mudança cultural que se vive na escola e que ela própria aponta. A escola inovadora tem a força de pensar, questionar a começar por si só e ver se adiante consegue se tornar uma escola reflexiva.  É tempo de convivência e cooperação no meio escolar, tempo esse que não pode ser desperdiçado pelo professor e principalmente pelo o aluno no auge de sua evolução e sim de ser desenvolvido e não cortado. É tempo de crescer.
REFERÊNCIA

GODOI G. Canela. Educação. São Paulo, Entrevista, Veja, 2010.                
CARRARA A.R. Cultura e Educação, São Paulo, Cadernoscenpec,2010.

Trabalho do Projeto Interdisciplinar do 1º Semestre
Professora Orientadora: Sandra Oliveira
Disciplina: Sociologia
Componentes:
Jeane Ribeiro de Oliveira
Jéssica Magalhães
Maria Carolina
Nadja Santos da Silva
Rafaela C.Pinto
Sandra dos Santos Sampaio
Sueli Bilitário


 
 
 
 
 

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