sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Celebrando o dia da consciência negra

O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos e seus principais feitos.

 Trabalho apresentado pelos alunos do oitavo semestre no componente curricular História da cultura afro-brasileira e indígena
Apresentação do Jogral:


RACISMO

O homem traduz na cor
o que condiz com a sua raça
o importante é o que se faça
seja feito com amor
como manda o criador
nos caminhos da esperança
pra que a luz seja verdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança

O racista traz amargura
se achando no direito
todo mundo tem defeito
de pele branca ou escura
pra se ter a alma pura
é preciso confiança
sem haver desigualdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança


O preconceito é um ato fraco
gente ignorando gente
desconhecendo parente
chama o negro de macaco
mas vai pro mesmo buraco
e os pecados pra balança
pra se ter a liberdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança

Branco, preto ou nordestino
espírita, católico ou crente
rico, pobre ou deficiente
índio, caboclo ou latino
japonês, chinês, filipino
a vida é a maior herança
e amor não tem maldade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança.

Quase uma despedida...

E depois de quatro dias muito produtivos, vejam o que recebi: Um convite dos alunos do oitavo semestre para uma retrospectiva do curso.
Uma atividade da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos educativos. Esta noite promete muita emoção.

Mostra Pedagógica valoriza o trabalho dos alunos do curso de Pedagogia da Facemp


O curso de Pedagogia da Facemp realizou na quinta-feira, 01/12, a VII Mostra Pedagógica, para expor os resultados dos trabalhos e atividades desenvolvidas pelos alunos do segundo e quarto semestres, a partir dos  projetos elaborados a partir dos componentes curriculares Pesquisa e Prática I e III e Metodologia da Pesquisa Científica, mas que se constituiu numa proposta interdisciplinar. 
           O segundo semestre trabalhou com o tema Meio Ambiente, em consonância com a proposta pedagógica do curso. Já o quarto semestre desenvolveu projetos voltados para a leitura de fábulas e poemas, poesias, orientados pelos professores das disciplinas Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa e Fundamentos e Teóricos e Metodológicos da Alfabetização.
          A Mostra contou com a presença de professores e alunos do Curso de Pedagogia . Esta sétima mostra demonstra que o curso está cada dia mais forte e consolidado para a formação do Pedagogo, tanto para a Docência como para a Gestão das Escolas.
2º semestre
Momentos de descontração
4º semestre
4º semestre

MEMORIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE...



“A história de cada indivíduo traz em si a memória do grupo social ao qual pertence".(ORTEGA Y GASSET).

Usar narrativas como instrumento de formação de professores tem sido um expediente bem sucedido. Não basta dizer que o professor tem de ensinar partindo das experiências do aluno se os programas que pensam sua formação não os colocarem, também, como sujeitos de sua própria história.
O professor constrói sua performance a partir de inúmeras referências. Entre elas estão sua história familiar, sua trajetória escolar e acadêmica, sua convivência com o ambiente de trabalho, sua inserção cultural no tempo e no espaço. Provocar que ele organize narrativas destas referências é fazê-lo viver um processo profundamente pedagógico, onde sua condição existencial é o ponto de partida para a construção de seu desempenho na vida e na profissão. Através da narrativa ele vai descobrindo os significados que tem atribuído aos fatos que viveu e, assim, vai reconstruindo a compreensão que tem de si mesmo.
Ontem, o quarto semestre concluiu : Memória, memoriais como artefatos na pesquisa e formação docente. Cada aluno colocou à mesa, para degustação, o seu prato relacionando- o  à memória da infância. Muito emocionante.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Seminário de Estágio: Terceira noite

 

Expor as práticas pedagógicas utilizadas durante o componente curricular Estágio Supervisionado. Esse foi o objetivo do IV Seminário de Estágio: socialização das práticas promovidas por estudantes do curso de Pedagogia da FACEMP.
Durante as apresentações pudemos perceber a relação teoria/prática que os alunos já estabelecem e nos encantar com os projetos aplicados nas escolas. O evento provocou a reflexão sobre as aprendizagens que acontecem nos campos de estágio e compartilhar estas vivências e experiências foi muito produtivo.
Com a apresentação do quinto semestre encerramos o evento. Os alunos estão de parabéns, foi uma noite preparada com muito carinho e competência.