quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

SEMINÁRIO DE ESTÁGIO 2021.2


 


 

Dia 07 de dezembro de 2021, iniciamos o Seminário de Estágio com a live Reflexões sobre História de Vida e Formação de Professores e Professoras, ministrada pela professora Nanci Orrico, mestre e doutoranda em educação, lotada na UFRB. A professora Nanci, trouxe a história de vida na perspectiva metodológica para o estagiário adentrar no espaço escolar.  A história de vida, é a narrativa que cada sujeito faz de si mesmo. É a visão de mundo que cada sujeito passa para o outro.

       Segundo Nanci, a escolha pela história de vida, as recordações pessoal e escolar dos estagiários no curso de formação de professores está pertinente ao que Nóvoa (1995, p. 9), relata no seu livro Vidas de Professores, na qual afirma que hoje não é mais possível separar o “eu pessoal do eu profissional, sobretudo numa profissão impregnada de valores e ideais, e muito exigentes do ponto de vista do empenhamento e da relação humana.”

          Nessa dimensão, as memórias, a autobiografia, as impressões, as lembranças escolares de momentos significativos se apresentam como uma estratégia valiosa para reflexão no curso de formação de professores, retratando situações para análise e compreensão da prática educativa e das relações experenciadas no cotidiano escolar pelos estagiários e estagiárias.

        A professora Nanci, mencionou que de acordo a concepção de conhecimento que orienta a sua práxis docente, o professor de Estágio articula as atividades com seus estagiários. Dessa forma, com suas limitações e possibilidades de tempo, espaço e condições objetivas de trabalho na faculdade, dos estagiários e das escolas, o professor de estágio adota o papel de orientador.

       Ainda, a professora Nanci, salientou que o professor em processo de formação inicial ao dialogar com as teorias, vai compreender e buscar respostas para as ações vivenciadas no seu cotidiano, bem como, no seu rememorar das suas vivências pode repensar sua futura atuação no espaço escolar. Significa dizer que, o estagiário/estagiária se forma mediante a compreensão do seu próprio caminhar, assim a rememoração vai contribuir com novas interpretações no saber/fazer docente.

     A participação foi efetiva dos docentes e dos acadêmicos com indagações e comentários sobre história de vida, memorial e estágio, visto que todos já construíram memorial e estão em processo de estágio. Foi uma noite “muito agradável e leve, e como também, saber que estamos no caminhar assertivo”, afirmou a professora e coordenadora do curso Rita Matos.

Texto: Celidalva Souza Reis

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