segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PANDEMIA

 

O estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia da Facemp é um momento de formação profissional do futuro licenciado, seja pelo exercício da docência e em atividades de gestão, in loco, em instituições educacionais ou outros ambientes não formal próprios de atividades educativas, sob a responsabilidade de um professor da disciplina estágio. No entanto, diante da quarentena imposta pela pandemia do Coronavírus, ficamos impossibilitados de encaminhar os estagiários para os locais de estágio.

A lógica de pensar o estágio obrigatório neste momento, tem sido objeto de reflexão no curso de Pedagogia da Facemp por parte da coordenação e da equipe interdisciplinar de professores envolvidos no estágio. Nessa perspectiva, alargando a compreensão sobre as tensões e dilemas atual com o coronavírus.Nessa perspectiva, alargando a compreensão sobre as tensões e dilemas atual com o coronavírus, o Conselho Nacional de Educação- PARECER CNE/CP Nº: 5/2020, aprovou no dia 28 de abril, as diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante esse momento vivido no Brasil. 

Assim, o CNE preconiza : A substituição da realização das atividades práticas dos Estágios de forma presencial para a realização não presencial com o uso de meios e tecnologias digitais de informação e comunicação possam estar associadas, inclusive às atividades de extensão das instituições e cursos de Licenciatura e Formação de Professores. (PARECER CNE/CP Nº: 5/2020).

Nesse sentido, vimos a oportunidade de nossos estagiários aprenderem a atuar como docentes em complexos contextos como ora apresentados com essa pandemia.  Nessa direção, optamos por “estimular os acadêmicos, matriculados na disciplina de estágio obrigatório nos cursos de bacharelado, licenciatura, [...]  a elaborar materiais digitais” (CNE),  para em parceria com a Secretaria de Educação Municipal (SEC) de Santo Antônio de Jesus disponibilizar para os alunos via rede digital para a comunidade e domiciliar, minimizando o impacto da perda de aulas durante os meses de quarentena por parte das crianças, dando continuidade ao currículo escolar e por parte dos estagiários, uma nova atuação dos próprios saberes e práticas para empreender essa tarefa. 

Ainda com referência ao estágio da educação infantil com essa concepção, configura questões importantes na responsabilização coletiva do curso de Pedagogia da Facemp com a formação teórica e prática dos estudantes em parceria com a SEC. No que diz respeito, ao estágio em gestão escolar e o espaço não formal, evidenciará o procedimento da pesquisa via remota, demonstrando como a relação estágio-pesquisa constitui-se em uma ferramenta de educação científica dos professores em formação.

Esse novo cenário para a formação de professores requer, portanto, aos formadores do curso de Pedagogia da Facemp audácia na proposição de situações didáticas e uma atitude solidária com aqueles que tecerão seus saberes docentes nos espaços educativos. 

As estratégias metodológicas partirão das aulas com os professores formadores através de conferências para organização das atividades do estágio, da seguinte forma:

        Estagiários do V semestre – Estágio Supervisionado na Educação Infantil:

Elaboração de um projeto didático com carga horária de 40 horas, de acordo com a BNCC:

Os direitos de aprendizagem

Os campos de experiência

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

 Construção de atividades interacionais e lúdicas/caderno de atividades/vídeo-aulas, etc.

Estagiários do VII semestre – Estágio Supervisionado em Gestão Escolar e Educação Não Formal:

Elaboração de um projeto de pesquisa sobre o papel da Gestão e da Coordenação Pedagógica em         tempos de Pandemia do Coronavírus;

A Construção de oficinas dinâmicas para a Educação Não Formal dos materiais produzidos (projetos, oficinas e caderno de atividades) serão disponibilizados nos Blogs do Curso de Pedagogia da Facemp e da Secretaria Municipal de Educação. Os cadernos de atividades da educação infantil serão enviados para a casa do aluno via escola. Para encerrar o semestre as turmas deverão apresentar um seminário das práticas construídas durante os estágios.

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