quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Último dia da XII Semana Acadêmica da FACEMP


O ato de cometer suicídio, apesar de ser uma escolha de quem o pratica, é contrário ao que presa os Direitos Humanos, ou seja, o Direito à Vida, pois sem a vida a própria pessoa humana termina sua existência e todos os demais direitos perdem sua razão de ser (DALLARI, 2009).
Diante do desafio de desempenhar um papel tão central na vida dos estudantes, o que a escola pode fazer? O assunto é delicado e exige cuidado.  




Para refletir sobre suicídio na XII Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, a professora Mariana Oliveira explanou sobre o suicídio de maneira muito especial, destacando a importância do abraço para o equilíbrio emocional das pessoas. A professora Rosa Lucia Oliveira destacou a importância do falar sobre suicídio no cotidiano da escola, como forma de reflexão de todos os envolvidos na Educação.




Último dia da XII Semana Acadêmica da FACEMP


A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Ela é estruturante da desigualdade de gênero. Tem sido descrita como provavelmente a mais vergonhosa violação dos direitos humanos. 
Este tema abordado por Luciana Matos, professora e coordenadora do curso de Direito da Facemp e pela professora do curso de Direito, Aline Passos.

O nosso agradecimento à Coordenadora e professores do curso de Direito, que contribuíram para que a XII Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia fosse um evento de muita qualidade. O nosso propósito era sensibilizar, orientar e prevenir a comunidade acadêmica a respeito da violência contra a mulher, como uma medida de prevenção no combate a esse crime. Com a parceria de vocês, cumprimos nosso objetivo. Gratidão. 







quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Segunda noite da XII Semana Acadêmica da FACEMP



Nesta terça-feira, 29/10, a professora Alessandra Veiga falou de forma criativa sobre Direitos Humanos e a implantação da educação inclusiva, promovendo reflexão e muito conhecimento . 
Alessandra Veiga é Gestora do Centro de Apoio Pedagógico CL Aurélio Pires - CAP em Santo Antonio de Jesus. O CAP Aurélio Pires tem a missão de oferecer o Atendimento Educacional Especializado - AEE para as pessoas com Deficiência, além de pessoas com TGD e Altas Hab./superdotação, de forma complementar e NÂO substituitiva ao ensino da escola comum.



Cristiane Cardoso da Silva, mãe de três autistas falou sobre sua vivência de forma sensível, emocionando todos os presentes. Um exemplo de mãe guerreira, corajosa que deixou uma mensagem de amor. Vale dizer que os seus filhos são alunos do CAP.


A professora Ana Clara Amorim conduziu de forma brilhante uma palestra sobre Educação Quilombola, promovendo um rico momento de conhecimento que nos remetem a enriquecedoras reflexões acerca da identidade cultural quilombola.


Ana Clara Amorim é vice diretora do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, instalado na comunidade quilombola, no distrito de Santiago do Iguape, em Cachoeira, a primeira unidade da rede estadual a implantar as Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola. O nosso agradecimento especial à professora Clara, a professora Patricia Patricia D'Ávila e a todos Colégio Estadual Eraldo Tinoco - CEET.












terça-feira, 29 de outubro de 2019

Abertura da XII Semana Acadêmica da FACEMP



SEMANA ACADÊMICA 2019.2

Tema do curso de Pedagogia:
DIREITOS HUMANOS NO COTIDIANO ESCOLAR: AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS

A escolha dos Direitos Humanos como um tema revela a preocupação com importantes questões a serem enfrentadas por nossa sociedade: a garantia da plena realização do direito à educação, a formação dos alunos em valores fundamentais à vida pública e o conhecimento de sua condição de sujeitos de direitos.

PROGRAMAÇÃO

1º dia 28/10 – Segunda-feira
Palestra 1 – Sala 14 DIREITOS HUMANOS NO COTIDIANO ESCOLAR: AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS – Professor Valter Guilherme Almeida 

Palestra 2 – Sala 11 - DIREITOS HUMANOS NO COTIDIANO ESCOLAR: AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS - Professor Romilson Souza



No primeiro dia da XII Semana Acadêmica, o professor Romilson Da Silva Sousa falou sobre Direitos Humanos e Diversidade, de forma brilhante. Foi uma noite de muita informação, reflexão, trocas e compromissos para ações futuras . Gratidão por este momento.









Momento lindo e especial.Palestra realizada pelo professor Valter Almeida na Abertura da XII Semana Acadêmica da Facemp, no curso de Pedagogia abordando o tema Direitos Humanos e Diversidade, utilizando a poesia como um dos recursos. Houve muita reflexão, sensibilização e entrosamento dos participantes.












Segunda Caminhada da Facemp

E na manhã do dia 27/10 as ruas de Santo Antônio de Jesus ficaram repletas de alunos, professores, coordenadores, direção, colaboradores da FACEMP e a comunidade local, que com muita energia e entusiasmo participaram da II Caminhada Solidária da FACEMP. Este evento  abriu a XII SEMANA ACADÊMICA se estenderá até o dia 30/10 .