No dia 19 de junho, os
alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia da Facemp foram responsáveis pela
segunda noite do VII Seminário de Estágio. O evento foi aberto com a poesia de Edgard Abbehusen: A professora.
De
acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
(BRASIL‚ 2010), a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em
creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como
espaços institucionais não domésticos que constituem
estabelecimentos educacionais públicos ou privados que
educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade no
período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados
e supervisionados por órgão competente do sistema de
ensino e submetidos a controle social.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso - PPC , o estágio deve ser um espaço em que o aluno possa refletir acerca do seu papel como educador
(a) ou como futuro (a) educador
(a), mais uma etapa na construção de sua identidade profissional, que,
como diz Freire (1996, p. 78), “envolve saberes gerais e específicos, mas
também medo, frustrações, desejos [...]”.
Foram compartilhadas as experiências vivenciadas na prática pedagógica durante o período de Estágio Supervisionado I - Educação Infantil, em escolas da rede pública e privada e que tiveram como base a observação, regência, registro e reflexão sobre o processo durante o Estágio I.
Foram compartilhadas as experiências vivenciadas na prática pedagógica durante o período de Estágio Supervisionado I - Educação Infantil, em escolas da rede pública e privada e que tiveram como base a observação, regência, registro e reflexão sobre o processo durante o Estágio I.
Além
da apresentação dos resultados, da exposição de alguns trabalhos desenvolvidos,
os alunos já começaram a demonstrar nos seus discursos, uma postura crítica e reflexiva da prática docente durante o estágio
supervisionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário