terça-feira, 19 de junho de 2018

2º dia do VII Seminário de Estágio: Educação Infantil


     
No dia 19 de junho, os alunos do 5º semestre do curso de Pedagogia da Facemp foram responsáveis pela segunda noite do VII Seminário de Estágio.  O evento foi aberto com  a poesia de Edgard Abbehusen: A professora.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL‚ 2010), a  Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso - PPC , o estágio deve ser um espaço em que o aluno possa refletir acerca do seu papel como educador (a) ou como futuro (a) educador (a), mais uma etapa na construção de sua identidade profissional, que, como diz Freire (1996, p. 78), “envolve saberes gerais e específicos, mas também medo, frustrações, desejos [...]”.
Foram compartilhadas as experiências vivenciadas na prática pedagógica durante o período de Estágio Supervisionado  I -  Educação Infantil,  em escolas da rede pública e privada  e que tiveram como base a observação, regência, registro e reflexão sobre o processo durante o Estágio I.
Além da apresentação dos resultados, da exposição de alguns trabalhos desenvolvidos,   os alunos já começaram a demonstrar nos seus discursos, uma postura crítica e reflexiva da prática docente  durante o estágio supervisionado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário