terça-feira, 19 de junho de 2018

1º dia do VII Seminário de Estágio


A interação entre a teoria e a prática, caracterizada pelo estágio supervisionado, constitui-se em componente curricular obrigatório que visa à aplicação dos conhecimentos estudados no lócus da docência, realizando a transposição de conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, possibilitando o desenvolvimento da prática profissional, onde estão envolvidos os aspectos técnicos, científicos, sociais e humanos da profissão.

O novo cenário da educação se abre no século XXI com novas perspectivas para o profissional que se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, como nos mostra a própria sociedade, que vive um momento particular de discussões sobre globalização, neoliberalismo, terceiro setor, educação online, enfim, uma nova estrutura se firma na sociedade, a qual exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.
Antes, o Pedagogo era limitado a trabalhar apenas em espaços escolares. Empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e TV), e outros formam hoje o novo cenário de atuação deste profissional, que transpõe os muros da escola, para prestar seu serviço nestes locais que eram espaços até então restritos a outros profissionais.
E esta atual realidade vem com certeza quebrando preconceitos e ideias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções na sala de aula. Onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica.
No primeiro dia do VII Seminário de Estágio, os alunos do 7º semestre, apresentaram suas experiências nos espaços formais e não formais.


ESPAÇOS FORMAIS

1. Núcleo Territorial do Recôncavo – NTE 21

2. Escola Municipalizada Isaias Alves

3. Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes


ESPAÇOS NÃO FORMAIS:


1 O CRAS QUILOMBOLA  – Santo Antonio de Jesus (Centro de Referência de Assistência Social) é o órgão responsável por coordenar as atividades assistenciais no bairro. O posto tem o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade que precisem de auxílio social.

2. FUNDAÇÃO RENATO MACHADO - Fruto da iniciativa do Dr. Renato Machado devido à ausência de instituições que pudessem amparar as comunidades mais carentes, a Fundação inaugurada em 27 junho de 1991, tem como fundamento a vida e os ideais do seu Fundador de interferir positivamente na realidade de famílias que vivem à margem da sociedade, transformando a realidade dessas pessoas através de ações que promovem a inserção social.

Desde então, a Fundação realiza ações sociais, projetos educacionais, culturais, por meio de parcerias com o governo, outras entidades e colaboradores, que visam ajudar na construção do caráter social, pessoal, na inserção e reinserção no mercado de trabalho, além da formação de cidadãos.


3. ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA GAMELO - Presidente Fundador o Mestre Siney Ejionile, comemora junto a  família Gamelo as conquistas ao longo de 18 anos de atividades, que ultrapassaram as fronteiras da cidade de Santo Antônio de Jesus Bahia, hoje com filiados de outros países. A associação funciona no Bairro Irmã Dulce e atende crianças de 04 a 13 anos.



Fontes:
PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA
E PEDAGOGIA AO PE DALETRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário