A interação entre a teoria e a
prática, caracterizada pelo estágio supervisionado, constitui-se em componente
curricular obrigatório que visa à aplicação dos conhecimentos estudados no lócus da docência, realizando a transposição de conhecimentos adquiridos ao
longo de sua formação acadêmica, possibilitando o desenvolvimento da prática
profissional, onde estão envolvidos os aspectos técnicos, científicos, sociais
e humanos da profissão.
O novo cenário da
educação se abre no século XXI com novas perspectivas para o profissional que
se insere no mercado de trabalho, sob diversas abrangências, como nos mostra a
própria sociedade, que vive um momento particular de discussões sobre
globalização, neoliberalismo, terceiro setor, educação online, enfim, uma nova
estrutura se firma na sociedade, a qual exige profissionais cada vez mais
qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.
Antes, o Pedagogo era limitado a
trabalhar apenas em espaços escolares. Empresas, hospitais, ONGs,
associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e TV), e outros
formam hoje o novo cenário de atuação deste profissional, que transpõe os muros
da escola, para prestar seu serviço nestes locais que eram espaços até então
restritos a outros profissionais.
E esta atual realidade vem com certeza quebrando preconceitos
e ideias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções na sala de aula.
Onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica.
No primeiro dia do VII Seminário
de Estágio, os alunos do 7º semestre, apresentaram suas experiências nos
espaços formais e não formais.
ESPAÇOS FORMAIS
1. Núcleo Territorial
do Recôncavo – NTE 21
2. Escola
Municipalizada Isaias Alves
3. Colégio Estadual
Francisco da Conceição Menezes
ESPAÇOS NÃO FORMAIS:
1 O CRAS QUILOMBOLA – Santo Antonio
de Jesus (Centro de Referência de
Assistência Social) é o órgão responsável por coordenar as atividades
assistenciais no bairro. O posto tem o objetivo de atender famílias em
situação de vulnerabilidade que precisem de auxílio social.
2. FUNDAÇÃO RENATO MACHADO - Fruto da
iniciativa do Dr. Renato Machado devido à ausência de instituições que pudessem
amparar as comunidades mais carentes, a Fundação inaugurada em 27 junho de
1991, tem como fundamento a vida e os ideais do seu Fundador de interferir
positivamente na realidade de famílias que vivem à margem da sociedade,
transformando a realidade dessas pessoas através de ações que promovem a
inserção social.
Desde então, a Fundação realiza ações sociais, projetos
educacionais, culturais, por meio de parcerias com o governo, outras entidades
e colaboradores, que visam ajudar na construção do caráter social, pessoal, na
inserção e reinserção no mercado de trabalho, além da formação de cidadãos.
3. ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA GAMELO - Presidente Fundador o Mestre Siney Ejionile,
comemora junto a família Gamelo as conquistas ao longo de 18 anos de
atividades, que ultrapassaram as fronteiras da cidade de Santo Antônio de Jesus
Bahia, hoje com filiados de outros países. A associação funciona no Bairro Irmã
Dulce e atende crianças de 04 a 13 anos.
Fontes:
PPC
DO CURSO DE PEDAGOGIA
E
PEDAGOGIA AO PE DALETRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário