quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A profissão do Pedagogo no mercado de trabalho



 A formação em pedagogia passou por várias mudanças nos últimos 20 anos. Até há cerca de cinco anos, os cursos que formavam pedagogos tinham que definir “habilitações” que definiam áreas específicas de atuação: orientação educacional, supervisão e coordenação, direção escolar, ensino fundamental I. Quem desejasse lecionar no ensino fundamental I não necessariamente precisava cursar pedagogia: bastava a formação em magistério – concedida no ensino médio. Isso foi alterado pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e outras determinações legais posteriores que extinguiram a exigência das faculdades optarem por uma ou duas habilitações, o que significa que atualmente os pedagogos podem exercer qualquer das funções citadas. Houve também a abertura para que pedagogos trabalhassem como educadores das séries pré-escolares.
A necessidade de educadores é grande em nosso país. Nossa população é predominantemente jovem e a instituição escolar vai precisar cada vez mais de professores e com boa formação.
Diante disso, é necessário que o profissional busque capacitação de excelência durante e após a graduação para conquistar melhores posições no mercado e remuneração. Para cada função, o mercado exige experiência e qualificações que vão além da formação básica que a graduação oferece,conhecimentos e habilidades desenvolvidos pela realização de estágios, pela prática profissional e cursos de extensão/pós-graduação.(GUIA DO ESTUDANTE,2017).
Estas questões nortearam o bate papo com o professor Silvano Sulzarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário