Os
Indicadores da Qualidade na Educação foram criados para ajudar a comunidade
escolar na avaliação e na melhoria da qualidade da escola. Este é seu objetivo
principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de
intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades.
Para tanto, foram identificados sete elementos fundamentais –nomeados de dimensões – que devem ser
considerados pela escola na reflexão sobre sua qualidade.
Para
avaliar essas dimensões, foram criados alguns sinalizadores de qualidade de
importantes aspectos da realidade escolar: os indicadores. Os indicadores, por sua vez, são avaliados por
perguntas a serem respondidas coletivamente. A resposta a essas perguntas
permite à comunidade escolar avaliar a qualidade da escola quanto àquele indicador,
se a situação é boa, média ou ruim. A avaliação dos indicadores leva à
avaliação da dimensão.
Com
um bom conjunto de indicadores tem-se, de forma simples e acessível, um quadro
de sinais que possibilita identificar o que vai bem e o que vai mal na escola,
de forma que todos tomem conhecimento e tenham condições de discutir e decidir
as prioridades de ação para melhorá-lo.
Para avaliar os alunos do 7º
semestre, nas disciplinas Avaliação Educacional e de Ensino e (Professora
Anelita) Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico (Professora Rita),
foi proposta uma atividade interdisciplinar. Para realização da atividade foi criada uma
escola fictícia, constituídas equipes para organizar o processo, planejar a
mobilização da comunidade, providenciar os materiais necessários e preparar as
reuniões dos grupos, a plenária final e também as atividades relativas ao
planejamento. Foram trabalhadas duas dimensões: Dimensão 4 - Gestão escolar
democrática e Dimensão 6 - Ambiente físico escolar. Foi uma experiência rica
para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário