sábado, 10 de junho de 2017

Discutindo os Indicadores da Qualidade na Educação



Os Indicadores da Qualidade na Educação foram criados para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade da escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades. 
Para tanto, foram identificados sete elementos fundamentais –nomeados de dimensões – que devem ser considerados pela escola na reflexão sobre sua qualidade.
Para avaliar essas dimensões, foram criados alguns sinalizadores de qualidade de importantes aspectos da realidade escolar: os indicadores. Os indicadores, por sua vez, são avaliados por perguntas a serem respondidas coletivamente. A resposta a essas perguntas permite à comunidade escolar avaliar a qualidade da escola quanto àquele indicador, se a situação é boa, média ou ruim. A avaliação dos indicadores leva à avaliação da dimensão.
Com um bom conjunto de indicadores tem-se, de forma simples e acessível, um quadro de sinais que possibilita identificar o que vai bem e o que vai mal na escola, de forma que todos tomem conhecimento e tenham condições de discutir e decidir as prioridades de ação para melhorá-lo.
Para avaliar os alunos do 7º semestre, nas disciplinas Avaliação Educacional e de Ensino e (Professora Anelita) Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico (Professora Rita), foi proposta uma atividade interdisciplinar. Para realização da atividade foi criada uma escola fictícia, constituídas equipes para organizar o processo, planejar a mobilização da comunidade, providenciar os materiais necessários e preparar as reuniões dos grupos, a plenária final e também as atividades relativas ao planejamento. Foram trabalhadas duas dimensões: Dimensão 4 - Gestão escolar democrática e Dimensão 6 - Ambiente físico escolar. Foi uma experiência rica para os alunos.

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