quarta-feira, 29 de março de 2017

Oficina da disciplina Pesquisa e Prática II (Ludicidade)


Oficinas de sonho e realidade no Curso de Pedagogia da Facemp
Celidalva Sousa Reis
A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas, entre os povos e no contexto de diferentes pesquisadores. Assim há uma relação íntima entre o brinquedo, a brincadeira, os jogos e a criança. Neste sentido, discutir a ludicidade no processo de formação do professor  é uma proposição do curso de Pedagogia da Facemp. Formação de professores, para nós do Curso de Pedagogia da FACEMP, ocorre no espaço escolar, no cotidiano da prática pedagógica, nas discussões teóricas e com o sucesso e as dificuldades, tentando contribuir para a melhoria da prática docente.
 Frente a tal constatação, é eminente a atuação de todos aqueles sujeitos preocupados com as crianças no sentido de resgatar o espaço do brincar que vem se perdendo. Neste contexto, nossa disciplina Pesquisa e Prática II oferece um espaço físico e temporal para a cultura do lúdico com o objetivo de se constituir e construir brinquedos e brincadeiras para efetivação nas oficinas pedagógicas realizadas nas instituições de educação infantil.
Concebemos que o brincar é também um grande canal para o aprendizado, senão o único canal para verdadeiros processos cognitivos. Para aprender precisamos adquirir certo distanciamento de nós mesmos, e é isso o que a criança pratica desde as primeiras brincadeiras transicionais, distanciando-se da mãe. Ao brincar, a criança pensa, reflete e organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer, precisa, necessita, está no seu momento de aprender; isso pode não ter a ver com o que o pai, o professor ou o que fabricante de brinquedos propõem que ela aprenda.
O professor da infância para exercer bem o seu fazer pedagógico necessita ter uma compreensão do que vem ser o lúdico, e não pode apenas ter uma visão fragmentada que o lúdico é inerente a todas as crianças e que basta deixar as crianças brincarem livremente para se desenvolverem. O professor necessita mediar às brincadeiras e os jogos que as crianças estão realizando para auxiliá-las e proporcionar uma aprendizagem significativa.

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