Oficinas de sonho e realidade no Curso de Pedagogia da Facemp
Celidalva Sousa Reis
A educação lúdica sempre esteve presente em
todas as épocas, entre os povos e no contexto de diferentes pesquisadores. Assim
há uma relação íntima
entre o brinquedo, a brincadeira, os jogos e a criança. Neste sentido, discutir
a ludicidade no processo de formação do professor é uma
proposição do curso de Pedagogia da Facemp. Formação de
professores, para nós do Curso de Pedagogia da FACEMP, ocorre no espaço
escolar, no cotidiano da prática pedagógica, nas discussões teóricas e com o
sucesso e as dificuldades, tentando contribuir para a melhoria da prática
docente.
Frente
a tal constatação, é eminente a atuação de todos aqueles sujeitos preocupados
com as crianças no sentido de resgatar o espaço do brincar que vem se perdendo.
Neste contexto, nossa disciplina Pesquisa e Prática II oferece um espaço físico
e temporal para a cultura do lúdico com o objetivo de se constituir e construir
brinquedos e brincadeiras para efetivação nas oficinas pedagógicas realizadas
nas instituições de educação infantil.
Concebemos que o brincar é também um
grande canal para o aprendizado, senão o único canal para verdadeiros processos
cognitivos. Para aprender precisamos adquirir certo distanciamento de nós
mesmos, e é isso o que a criança pratica desde as primeiras brincadeiras
transicionais, distanciando-se da mãe. Ao brincar, a criança pensa, reflete e
organiza-se internamente para aprender aquilo que ela quer, precisa, necessita,
está no seu momento de aprender; isso pode não ter a ver com o que o pai, o
professor ou o que fabricante de brinquedos propõem que ela aprenda.
O professor da infância para exercer bem o seu fazer pedagógico
necessita ter uma compreensão do que vem ser o lúdico, e não pode apenas ter
uma visão fragmentada que o lúdico é inerente a todas as crianças e que basta deixar
as crianças brincarem livremente para se desenvolverem. O professor necessita
mediar às brincadeiras e os jogos que as crianças estão realizando para
auxiliá-las e proporcionar uma aprendizagem significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário