sábado, 3 de dezembro de 2016

Mais uma etapa vencida!




Temos a sensação de dever cumprido e a plena consciência de que nosso futuro está apenas começando. Muitas foram as cenas que se repetiram: provas, trabalhos, notas, noites mal dormidas, livros, apostilas, xerox, olhos cansados, rostos abatidos...mas com uma meta a ser cumprida. 
Depois de tantos desafios, aí está o resultado da nossa vitória. Foi uma caminhada árdua, às vezes cansativa...mas sempre buscávamos, nos momentos ruins, uma ponta de felicidade, um sorriso, uma piada, uma festa, uma viagem ...
Hoje será apenas uma breve despedida do nosso convívio diário, do companheirismo. Será como uma viagem onde caminhamos juntos por vários anos, permitindo a conquista de grandes e bons amigos, e alguns, quem sabe, eternos.

Texto apresentado pela equipe formada por Jilvan, Sueli, Marta, Joseilza e Maire Jane.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Retrospectiva do oitavo semestre...

Através da disciplina Tecnologia da informação e comunicação nos processos educativos, os alunos realizaram uma retrospectiva dos oito semestres do curso.
O sentimento que ficou no ar  foi de que valeu pela saudade que a despedida vai deixar. Ficarão as recordações das brincadeiras em sala de aula, dos risos, das reuniões, dos trabalhos em grupo, as mensagens passadas através do celular, em um piscar de olhos... Só quem pertenceu a tudo isso sabe do que estavam falando. Para eles o que realmente valeu não foi o ponto de partida ou de chegada e sim a caminhada.  
Impossível terminar por terminar, sem abraços, lágrimas, lembranças de tudo que passou e do que ficou marcado para a vida. Sem dúvida foi uma experiência muito positiva. 




Celebrando o dia da consciência negra

O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos e seus principais feitos.

 Trabalho apresentado pelos alunos do oitavo semestre no componente curricular História da cultura afro-brasileira e indígena
Apresentação do Jogral:


RACISMO

O homem traduz na cor
o que condiz com a sua raça
o importante é o que se faça
seja feito com amor
como manda o criador
nos caminhos da esperança
pra que a luz seja verdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança

O racista traz amargura
se achando no direito
todo mundo tem defeito
de pele branca ou escura
pra se ter a alma pura
é preciso confiança
sem haver desigualdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança


O preconceito é um ato fraco
gente ignorando gente
desconhecendo parente
chama o negro de macaco
mas vai pro mesmo buraco
e os pecados pra balança
pra se ter a liberdade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança

Branco, preto ou nordestino
espírita, católico ou crente
rico, pobre ou deficiente
índio, caboclo ou latino
japonês, chinês, filipino
a vida é a maior herança
e amor não tem maldade
Deus criou a humanidade
a sua imagem e semelhança.

Quase uma despedida...

E depois de quatro dias muito produtivos, vejam o que recebi: Um convite dos alunos do oitavo semestre para uma retrospectiva do curso.
Uma atividade da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos educativos. Esta noite promete muita emoção.

Mostra Pedagógica valoriza o trabalho dos alunos do curso de Pedagogia da Facemp


O curso de Pedagogia da Facemp realizou na quinta-feira, 01/12, a VII Mostra Pedagógica, para expor os resultados dos trabalhos e atividades desenvolvidas pelos alunos do segundo e quarto semestres, a partir dos  projetos elaborados a partir dos componentes curriculares Pesquisa e Prática I e III e Metodologia da Pesquisa Científica, mas que se constituiu numa proposta interdisciplinar. 
           O segundo semestre trabalhou com o tema Meio Ambiente, em consonância com a proposta pedagógica do curso. Já o quarto semestre desenvolveu projetos voltados para a leitura de fábulas e poemas, poesias, orientados pelos professores das disciplinas Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa e Fundamentos e Teóricos e Metodológicos da Alfabetização.
          A Mostra contou com a presença de professores e alunos do Curso de Pedagogia . Esta sétima mostra demonstra que o curso está cada dia mais forte e consolidado para a formação do Pedagogo, tanto para a Docência como para a Gestão das Escolas.
2º semestre
Momentos de descontração
4º semestre
4º semestre

MEMORIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE...



“A história de cada indivíduo traz em si a memória do grupo social ao qual pertence".(ORTEGA Y GASSET).

Usar narrativas como instrumento de formação de professores tem sido um expediente bem sucedido. Não basta dizer que o professor tem de ensinar partindo das experiências do aluno se os programas que pensam sua formação não os colocarem, também, como sujeitos de sua própria história.
O professor constrói sua performance a partir de inúmeras referências. Entre elas estão sua história familiar, sua trajetória escolar e acadêmica, sua convivência com o ambiente de trabalho, sua inserção cultural no tempo e no espaço. Provocar que ele organize narrativas destas referências é fazê-lo viver um processo profundamente pedagógico, onde sua condição existencial é o ponto de partida para a construção de seu desempenho na vida e na profissão. Através da narrativa ele vai descobrindo os significados que tem atribuído aos fatos que viveu e, assim, vai reconstruindo a compreensão que tem de si mesmo.
Ontem, o quarto semestre concluiu : Memória, memoriais como artefatos na pesquisa e formação docente. Cada aluno colocou à mesa, para degustação, o seu prato relacionando- o  à memória da infância. Muito emocionante.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Seminário de Estágio: Terceira noite

 

Expor as práticas pedagógicas utilizadas durante o componente curricular Estágio Supervisionado. Esse foi o objetivo do IV Seminário de Estágio: socialização das práticas promovidas por estudantes do curso de Pedagogia da FACEMP.
Durante as apresentações pudemos perceber a relação teoria/prática que os alunos já estabelecem e nos encantar com os projetos aplicados nas escolas. O evento provocou a reflexão sobre as aprendizagens que acontecem nos campos de estágio e compartilhar estas vivências e experiências foi muito produtivo.
Com a apresentação do quinto semestre encerramos o evento. Os alunos estão de parabéns, foi uma noite preparada com muito carinho e competência.