Dia 12/01 é a data de nascimento de Johann Pestalozzi (1746-1827),
teórico da Educação que incorporou o afeto à sala de aula. Para ele, os
sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem
autônoma na criança.
Para a mentalidade
contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à
cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve
papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da
pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor, em
particular ao amor materno, do que o suíço Johann Heinrich Pestalozzi
(1746-1827).
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. "Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação", diz a escritora Dora Incontri, uma das poucas estudiosas de Pestalozzi no Brasil.
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. "Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação", diz a escritora Dora Incontri, uma das poucas estudiosas de Pestalozzi no Brasil.
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- 1O teórico que incorporou o afeto à sala de aula
- 2 Inspiração na natureza
- 3 Bondade potencial
- 4 Biografia e contexto histórico
Fonte: Revista Escola
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