Edição especial da revista Educação apresenta pesquisas dos mais conceituados especialistas da cultura e sociologia da infância do mundo
Os recentes estudos sobre a infância não restringem esse fenômeno a um
conceito de imaturidade biológica, mas o relacionam a uma construção
social. É justamente esse o ponto de partida do especial Cultura e Sociologia da Infância, da revista Educação.
A publicação reúne artigos de pesquisadores de universidades
brasileiras sobre dez referências mundiais na área de sociologia e
cultura da infância: Alan Prout, Gilles Brougère, Jens Qvortrup, Jorge
Larrosa, Loris Malaguzzi, Manuel Sarmento, Matthew Lipman, Régine
Sirota, Tullia Musatti e William Corsaro.
A Sociologia da Infância é um movimento surgido na Europa e em alguns
países de língua inglesa a partir da década de 1980 e busca compreender
o mundo da perspectiva da criança. A francesa Régine Sirota, da
Universidade Paris Descartes, por exemplo, estuda temas pouco abordados,
como as festas de aniversário infantis como um processo de
socialização. Este assunto é um dos destaques do especial.
Outro trabalho de relevância abordado pela publicação é o do
dinamarquês Jens Qvortrup, professor emérito da Faculdade de Ciências
Sociais da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, na Noruega.
Considerado um dos fundadores da Sociologia da Infância, seus
pressupostos teóricos e metodológicos sustentam conceitos presentes
nesse campo de estudo. Entre suas constatações está a de que as forças
políticas sociais e econômicas influenciam as vidas das crianças ao
mesmo tempo em que estas influenciam os cenários social, político e
cultural.
Já as contribuições de William Arnold Corsaro, professor da
Universidade de Indiana, se dão no sentido de questionar as concepções
clássicas sobre os processos de socialização. A partir de métodos
etnográficos, ele apresenta a criança como coconstrutora de sua inserção
na sociedade e na cultura e não como receptora passiva.
E se o campo da Sociologia da Infância ainda é recente, deve-se sua chegada ao Brasil ao português Manuel Jacinto Sarmento, professor titular do Instituto de Estudos da Criança (IEC) e da Universidade do Minho em Portugal. Seus estudos comprovam que as crianças são produtoras de saberes e conhecimentos sobre suas experiências cotidianas. Experiências estas que estão muitas vezes ligadas ao uso que fazem das tecnologias, foco das atuais pesquisas de Allan Prout, professor de Sociologia e Estudos da Infância da University of Warwick, no Reino Unido.
E se o campo da Sociologia da Infância ainda é recente, deve-se sua chegada ao Brasil ao português Manuel Jacinto Sarmento, professor titular do Instituto de Estudos da Criança (IEC) e da Universidade do Minho em Portugal. Seus estudos comprovam que as crianças são produtoras de saberes e conhecimentos sobre suas experiências cotidianas. Experiências estas que estão muitas vezes ligadas ao uso que fazem das tecnologias, foco das atuais pesquisas de Allan Prout, professor de Sociologia e Estudos da Infância da University of Warwick, no Reino Unido.
No que diz respeito às culturas da infância, a publicação apresenta o
filósofo e pesquisador francês Gilles Brougère que se dedica a estudar
as relações entre jogo, cultura infantil de massa, educação pré-escolar e
educação informal. O artigo traz uma reflexão sobre o brinquedo e a
produção cultural da infância e também discute a necessidade de
encontrar alternativas pedagógicas que coloquem no mesmo espaço as
formas lúdicas e educativas.
As ideias do revolucionário educador italiano Loris Malaguzzi também
estão presentes na edição. Malaguzzi fundou no pós-guerra, em conjunto
com pais e mães, uma escola de educação infantil na cidade de Reggio
Emilia. A partir dos anos 1970, o trabalho de participação das famílias
na gestão das escolas é intensificado e favorecido pelo cenário político
da época, permitindo que se consolidasse o protagonismo da criança e
uma pedagogia da escuta, das relações e das diferenças.
Ainda pouco conhecido entre os estudiosos da primeira infância, o pensamento do autor espanhol Jorge Larrosa Bondia, professor na Universidade de Barcelona, ganha uma introdução nesta publicação. Ele propõe um método, o ensaio, como um lugar possível para pensar o presente. Neste artigo, são apresentados dispositivos pedagógicos, das linhas de força que se reiteram nas práticas educacionais, além de reflexões sobre a literatura e o pensamento, a liberdade e o riso.
Ainda pouco conhecido entre os estudiosos da primeira infância, o pensamento do autor espanhol Jorge Larrosa Bondia, professor na Universidade de Barcelona, ganha uma introdução nesta publicação. Ele propõe um método, o ensaio, como um lugar possível para pensar o presente. Neste artigo, são apresentados dispositivos pedagógicos, das linhas de força que se reiteram nas práticas educacionais, além de reflexões sobre a literatura e o pensamento, a liberdade e o riso.
Já a italiana Tullia Mussatti, pesquisadora no Instituto de
Psicologia do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR), em Roma, e professora
na Universidade de Milão e na de Florença, se dedica a estudar temas
relacionados à qualidade de vida das crianças nas instituições
educativas. Ela defende que a criança deve ser vista em sua completude e
tratada em sua cultura para que a qualidade de vida da infância possa
melhorar.
Por fim, o volume é encerrado com um artigo sobre o legado de Matthew
Lipman. O filósofo e educador norte-americano, falecido recentemente,
idealizou um programa de filosofia para crianças. Para ele, somente a
filosofia é capaz de ajudar as crianças a pensar de forma crítica,
criativa e cuidadosa sobre si mesmas e o mundo que as rodeia.
Cultura e Sociologia da InfânciaPreço: R$ 29,90
Disponível nas bancas e na loja virtual da Editora Segmento
Leia a introdução do especial escrita pela professora Teresa Cristina Rego, da Faculdade de Educação da USP (Feusp)
Disponível nas bancas e na loja virtual da Editora Segmento
Leia a introdução do especial escrita pela professora Teresa Cristina Rego, da Faculdade de Educação da USP (Feusp)
Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/olhares-sobre-infanciaedicao-especial-da-revista-educacao-apresenta-pesquisas-dos-279748-1.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário