quarta-feira, 7 de junho de 2017

Curso de Pedagogia da Facemp realizou o V Seminário de Estágio e VIII mostra das oficinas pedagógicas: espaços de formação

Por Jéssica em

A partir do tema “V SEMINÁRIO DE ESTÁGIO: SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO”, os estagiários trouxeram elementos para o debate sobre as experiências realizadas nos campos de estágio em relação à Educação Infantil, aos anos iniciais do Ensino Fundamental e a Gestão e Coordenação do Espaço Formal e Não Formal. Além disso, procuraram pensar sobre a teoria, a pesquisa, a construção do conhecimento e os fios que tecem a experiência docente.
As turmas do I, II e III semestres do curso fizeram a exposição de banneres das oficinas pedagógicas realizadas nas escolas. Estas experiências possibilitaram o uso de procedimentos e instrumentos de pesquisa, bem como a inserção dos estudantes nas escolas por meio de uma ação interdisciplinar.
O espaço foi muito enriquecedor para a formação dos (as) pedagogos (as), uma vez que todo o evento da semana discutiu sobre a prática pedagógica a partir dos diversos saberes necessários à docência.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Seminário: História local e o ensino da História

Um dos principais problemas relacionados ao uso da história local no ensino da História é a abrangência desse conceito.De modo geral, as obras sobre história local reportam-se à história de pequenas localidades, escritas por pessoas de diferentes segmentos sociais, não necessariamente historiadores.Esse fato tem provocado várias críticas e até certo descaso pelos conteúdos da história local.( MOTA, 2016).

O Seminário de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História organizado pela professora Cristiane Mota e os alunos do quinto semestre,  evidenciou a prática do Ensino da História a partir de diversos temas, como a relação de gênero e educação, meio ambiente,direitos humanos, história regional e local e ciência e tecnologia.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

V Seminário de Estágio Supervisionado - 1ª noite










A primeira noite do V Seminário de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia teve como objeto de discussão a escola enquanto espaço de ensinar e aprender, assim como teoria e prática no espaço não escolar.
No Estágio III o aluno de Pedagogia da Facemp sai então do espaço escolar, que até pouco tempo, era seu único campo de estágio, para se inserir neste novo espaço de atuação, considerando que empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), e outros formam hoje o novo cenário de atuação do Pedagogo, que transpõe os muros da escola, para prestar seu serviço nestes locais.
A vida escolar, a educação formal, não deixa de ser um foco importante para o Pedagogo, mas deixa de ser o único. E esta realidade vem com certeza, quebrando preconceitos e ideias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula. Onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica.
Estiveram presentes uma representação da Igreja São Cosme e São Damião, da Fazenda Amoras, o coordenador do Projeto PASC, da URBIS III, Tenente Messias e famílias participantes do Projeto, o Grupo Desbravadores da Igreja Adventista. Foi uma experiência rica, tanto para os alunos quanto para as entidades envolvidas.